Tamanho do texto

Goiânia, Ituano, Botafogo-SP e São Caetano estão classificados e agora tentam eliminar clubes grandes de tradição como Grêmio, Palmeiras, Fluminense e Figueirense. Será que vai dar?

Definidos os confrontos para as oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, as famosas zebras estão classificadas para a nova fase que começa neste sábado. O Goiânia, que pertencia ao mesmo grupo do eliminado Santos , é a surpresa da competição e agora espera despachar o Grêmio  para avançar às quartas-de-final. O Ituano, que encara o Palmeiras , é o outro postulante ao rótulo de azarão.

Thiago Maia, volante do Santos, foi convocado para a seleção sub-20 e não jogou a Copinha
Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Thiago Maia, volante do Santos, foi convocado para a seleção sub-20 e não jogou a Copinha

Leia também: Copinha segue com moral, mas clubes cobram mudança para melhorar nível técnico

Favoritos, Internacional  e Santos foram as decepções desta edição. O clube gaúcho, apesar de ter iniciado a campanha com uma goleada por 6 a 1 contra o São Bento, caiu ainda na primeira fase após perder por 1 a 0 para o Ituano. O time era apontado como um dos prediletos para conquista do título, sobretudo por conta da presença do artilheiro Bruno Gomes.

Saiba quais destaques da Copinha podem pintar no elenco principal do seu time

Já do atual bicampeão da Copinha, esperava-se que o Santos chegasse ao menos à terceira fase. Mas na prática não foi bem assim. Com atuações pouco empolgantes, o time só venceu o Babacu-MA ( 4 a 2) e se despediu com dois empates e uma derrota. Antes, o técnico Pepinho Macia já havia se irritado com a convocação (e desfalque) do volante Thiago Maia para a seleção brasileira sub-20.

O Goiânia, que estava no grupo da Vila Belmiro, ficou com a vaga na segunda fase e eliminou o Linense por 3 a 2. Agora, o time enfrenta o Grêmio neste sábado, às 21h (de Brasília), no Estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto. O atacante Ivamar é a esperança de gols contra os gaúchos. 

Relembre nomes de destaque da Copinha que se tornaram coadjuvantes no futebol

Na segunda fase, o outro destaque ficou por conta do Botafogo de Ribeirão Preto. Na cidade de Leme, a equipe de São Paulo venceu o homônimo carioca nos pênaltis depois de 1 a 1 no tempo normal. O curioso é que a classificação só foi confirmada depois de 17 cobranças de pênaltis. Nas oitavas, o adversário será outro carioca: o Fluminense.

Contrariado na Copinha, Grêmio Osasco minimiza recusa da FPF e terá dois índios

Outra equipe do interior de São Paulo, o Ituano também está garantido nas oitavas após conseguir resultados supreendentes como a vitória por 1 a 0 contra o Internacional, em Itu. O resultado foi fundamental para que o time assegurasse a primeira colocação do grupo na primeira fase com nove pontos. O Colorado ficou na segunda posição, mas acabou fora da lista dos melhores da posição. Depois de vencer o Sport por 3 a 1, o  confronto desta vez é contra o Palmeiras, em Limeira, às 10h deste sábado.

O São Caetano, que encara o Figueirense, terminou a primeira fase como o primeiro colocado do grupo, despachando o Atlético-PR para vaga dos segundos melhores posicionados. Na segunda fase, venceu a Inter de Limeira por 3 a 0.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.