Tamanho do texto

Jogo acontecerá no estádio Mané Garrincha, em Brasília, no dia 18 de janeiro, antes da participação no torneio Super Series

Luxemburgo em treino do Flamengo
Gilvan de Souza/Flamengo
Luxemburgo em treino do Flamengo

O Flamengo vai começar 2015 cheio de compromissos. O clube já havia confirmado participação no Super Series, que reunirá também Vasco e São Paulo, nos 21, 23 e 25 de janeiro, na Arena da Amazônia. Antes disso, disputará outro amistoso, no dia 18. O adversário será o Shakhtar Donetsk, time mais vencedor da Ucrânia. Através do seu site, o Flamengo confirmou a partida, que será realizada no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

O Shakhtar conta com 13 brasileiros no elenco. Os mais destacados são Luiz Adriano, Taison, Ilsinho, Bernard e Fred, titulares da equipe pentacampeã do Campeonato Ucraniano, conquistando oito títulos nos últimos dez anos. Na Liga dos Campeões, o time está classificado para as oitavas de final e terá o Bayern de Munique como adversário.

Por causa dessas partidas, consideradas muito importantes, o técnico Vanderlei Luxemburgo está dando muita importância à pré-temporada. A reapresentação está marcada para o dia 7 de janeiro e, após os exames médicos de rotina, o grupo seguirá para a cidade de Atibaia, em São Paulo. O treinador terá dez dias para preparar a equipe que enfrentará o time ucraniano, e logo depois seguirá para Manaus.

O treinador segue aguardando que a diretoria se apresse na contratação de reforços. Até agora, o clube da Gávea só fechou com o zagueiro Bressan, recomendado por Luxemburgo, e os quase desconhecidos Arthur Maia, ainda vinculado ao Vitória, e Thallyson, ex-ASA. Vanderlei espera a chegada de pelo menos um jogador de talento indiscutível para comandar a equipe em campo.

O meia argentino Conca seria o ideal na visão dos dirigentes rubro-negros, mas a transação é muito complicada porque envolve interesses do Fluminense e da patrocinadora que ainda banca os salários do atleta. Além disso, uma investida em Conca abalaria as delicadas relações dos dois clubes e o Flamengo não pretende abrir uma área de atrito com o clube das Laranjeiras.

Outros jogadores menos badalados, como o argentino Romero e o paraguaio Mendieta, estão sendo especulados, mas a tendência é que Luxa comece a estruturar a equipe com o grupo que tem em mãos para enfrentar os desafios diante de ucranianos, cruz-maltinos e tricolores do Morumbi.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.