Tamanho do texto

Federação Inglesa de Futebol puniu o atacante do Liverpool com um jogo de gancho e multa de 25 mil libras

Balotelli, atacante do Liverpool
Shaun Botterill/Getty Images
Balotelli, atacante do Liverpool

Às vésperas de um clássico contra o Arsenal, a situação do Liverpool  no Campeonato Inglês  já não era das melhores, mas acaba de ficar ainda pior. Nesta quinta-feira, a Federação Inglesa de Futebol (FA) puniu o atacante Mario Balotelli com um jogo de suspensão e multa de 25 mil libras (aproximadamente R$ 100 mil) pela imagem considerada racista postada pelo italiano em uma rede social. Ou seja, o craque desfalca os Reds justamente no duelo contra os Gunners , que acontece neste domingo, em Anfield Road.

Liverpool derrota Bournemouth e avança na Copa da Liga; Tottenham goleia

A imagem fazia referência ao personagem de videogame Super Mario - apelido de Balotelli -, com os dizeres: "Não seja racista! Seja como o Mario. Ele é um encanador italiano criado por japoneses, que fala inglês e parece um mexicano... Pula como um negro e pega moedas como um judeu".

A montagem irritou muitos seguidores do atacante, que caracterizaram a manifestação como uma ofensa aos povos mencionados - principalmente, o judeu. Para aumentar a animosidade das reclamações, o italiano só marcou dois gols pelo Liverpool desde o início da temporada 2014/2015.

Liverpool propõe empréstimo para tirar Petr Cech da reserva do Chelsea

Com a polêmica instaurada, o atacante deletou a postagem e se defendeu de forma considerada agressiva. A resposta também pode gerar uma multa ao jogador, de acordo com a imprensa inglesa."Eu só sei que aqueles que ‘querem me matar’ pelo meu mau momento dentro do campo precisarão manter o mesmo plano quando eu voltar a marcar gols. Minha mãe é judia, então todos calem a boca, por favor", rebateu o atleta, ex-Milan. Depois de nova repercussão causada pela réplica, Balotelli finalmente se desculpou, dessa vez em tom mais calmo.

"Peço desculpas se ofendi alguém. A postagem era para ser antirracista com humor, mas agora eu entendo que, fora de contexto, ela pode ter o efeito oposto. Afinal, nem todos os mexicanos têm bigode, nem todos os negros pulam alto e nem todos os judeus amam dinheiro. Usei um desenho feito por alguém porque tinha a imagem do Super Mario, meu apelido, e pensei que seria divertido, não ofensivo. Novamente, me desculpem", declarou o italiano.

Atualmente, o Liverpool é o 10º colocado na tabela do Campeonato Inglês, com apenas 21 pontos somados. A efeito de comparação, o líder Chelsea já somou 39. Já o Arsenal está na sexta posição, com 26.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.