Tamanho do texto

A irlandesa Stephanie Roche pode ser a primeira mulher a faturar o Prêmio Puskas por um gol visto ao vivo por 95 pessoas e filmado apenas pela técnica da equipe adversária

Em ano de Copa do Mundo  e com craques arrastando multidões para as arenas mais modernas do Brasil, o gol que pode ser escolhido como o mais bonito da temporada foi visto ao vivo por apenas 95 testemunhas num acanhado campo da Irlanda, em jogo por uma liga semiprofissional feminina e registrado pela câmera amadora da técnica adversária. São três toques na bola, e sem deixá-la pingar no gramado: domínio após o cruzamento, chapéu na marcadora e chute cruzado de primeira, no ângulo, de fora da área. O lance é uma proeza da atacante Stephanie Roche, de 25 anos, alçada à fama após ser finalista do Prêmio Puskas, concedido pela Fifa, ao lado do holandês Robin van Persie e do colombiano James Rodríguez (veja o gol no vídeo abaixo) .

"Minha vida está bem agitada, estou dando muitas entrevistas e falando com pessoas do mundo todo. Os dias em que não treino estão ocupados agora e tento atender pedidos de jornalistas", contou a jogadora nascida em Dublin, na Irlanda, ao iG Esporte , em entrevista por e-mail. "Mas é uma oportunidade fantástica e uma enorme honra ser indicada ao lado de grandes jogadores", completou Stephanie Roche, que pode ser a primeira mulher a vencer o Prêmio Puskas, dado pela Fifa após votação popular via internet ao mais belo gol da temporada - o brasileiro Neymar já faturou a honraria.

24 imagens que comprovam: só a seleção brasileira não curtiu a Copa do Mundo

A irlandesa Stephanie Roche, que concorre ao Prêmio Puskas
Getty Images
A irlandesa Stephanie Roche, que concorre ao Prêmio Puskas

Stephanie marcou este gol em 13 de outubro de 2013, quando jogava pelo Peamount United, da Irlanda - foi o quarto na vitória por 6 a 1 sobre o Wexford, pela Women National League. Apesar da plasticidade, o lance tinha tudo para cair no esquecimento por falta de registro, mas Eileen Gleeson, técnica da equipe adversária, conseguiu filmá-lo e colocou o vídeo no Youtube. A postagem original recebeu mais de 3,5 milhões de visualizações e chegou até à Fifa. Em outubro, a entidade listou os dez gols concorrentes ao Prêmio Puskas e, em 1º de dezembro, divulgou os finalistas, com a irlandesa no páreo, superando nomes badalados como o atacante sueco Ibrahimovic.

18 fotos que mostram os brasileiros com os nervos em frangalhos durante a Copa

A fama ajudou Stephanie a ter novas oportunidades no futebol. Ela assinou com o ASPTT Albi, equipe da Primeira Divisão da França, e voltou a ser convocada à seleção irlandesa, após uma desavença com a técnica Susan Ronan. Ela espera, com ou sem prêmio, ajudar a modalidade a se desenvolver em seu país. "O futebol feminino está evoluindo o tempo todo na Irlanda. Quando eu era adolescente, tinha de jogar com garotos porque não havia equipes femininas no meu bairro. Agora, muitos clubes estão dando chances às meninas, então o alcance popular está aumentando. O investimento não é o mesmo do futebol masculino, mas creio que em algum momento crescerá."

Google divulga termos mais buscados de 2014, e James Rodríguez é destaque

A preferência pela habilidade não aparece apenas quando Stephanie Roche está em campo, mas também em suas referências no futebol. "Há muitos jogadores que admiro. Cristiano Ronaldo é fantástico, tem muita força e habilidade. Eu amava assistir a Ronaldinho Gaúcho, principalmente quando jogava por Barcelona e Milan - e pela seleção brasileira! Ele podia fazer qualquer coisa com uma bola de futebol e ainda é um jogador fantástico", contou a atacante, que também elogiou o Brasil pela realização da Copa do Mundo ("Fiquei muito impressionada com os estádios e com o apoio dos torcedores"). Ela até ganhou um cabo eleitoral no país: o zagueiro David Luiz, do PSG, divulgou apoio ao gol da irlandesa nas redes sociais.

Carrasco do Brasil em 2006, francês Henry anuncia sua aposentadoria do futebol

Stephanie deixa claro que não quer ficar conhecida como a "jogadora de um gol só". Ela ainda não teve chance de tentar repetir durante uma partida o lance que a consagrou. "Sempre treino a parte técnica e por isso tento fazer gols da melhor forma possível. Provavelmente este (gol que concorre ao Prêmio Puskas) é o mais bonito. Ainda não tentei de novo em jogos, mas já o fiz diversas vezes para reportagens de TV."

A votação

A escolha do vemcedor do Prêmio Puskas ocorre via internet, pelo site da Fifa . Você pode assistir aos vídeos gols de Stephanie Roche, Robin van Persie ou James Rodríguez antes de fazer sua escolha. O vencedor será anunciado durante o Bola de Ouro 2014, evento no qual a entidade também divulga quem foi o melhor jogador da temporada. A cerimônia será no dia 12 de janeiro, em Zurique, na Suíça.

No início da reportagem é possível ver o belo lance de Stephanie. Abaixo, os vídeos com os golaços de Van Persie e Rodriguez.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.