Tamanho do texto

Donas das piores campanhas e já rebaixadas, equipes fazem duelo antecipado da rodada derradeira da Série B

Em partida adiantada que abre a última rodada da Série B, a Portuguesa recebe o Vila Nova às 19h30 (de Brasília) desta sexta-feira, no Canindé. As equipes se despedem melancolicamente da segunda divisão, já em uma prévia da Série C a ser disputada no próximo ano.

Com as duas piores campanhas da competição, Lusa e Tigre se enfrentam por mera questão protocolar. A equipe paulista amarga a última posição com apenas 25 pontos conquistados. Com quatro a mais, o Vila Nova também foi rebaixado antecipadamente, assim não tendo objetivos na temporada.

O inferno astral de ambos os clubes não se limita às quatro linhas. Em franco descenso, a Portuguesa ainda lambe as feridas do julgamento que a tirou da Série A no ano passado. Rebaixada no tribunal, a equipe pecou pela falta de planejamento e se perdeu ao longo da temporada, inclusive atrasando o pagamento de salários de uma equipe nada competitiva.

O momento do Vila Nova é ainda pior. O presidente Joás Abrantes renunciou ao cargo nesta semana, na única desistência confirmada entre as várias esperadas pela torcida alvirrubra. A reformulação do Tigre caminha a passos lentos e, ao que tudo indica, os membros da diretoria devem circular pelos principais cargos sem que a gestão realmente se renove.

Desta forma, a situação delicada que Portuguesa e Vila Nova vivem fora de campo reflete na reta final da Série B. A equipe goiana acumula sete derrotas nas últimas dez rodadas, enquanto a paulista perdeu oito vezes no mesmo período. Apesar de mera formalidade, o duelo a ser disputado no Canindé pode render, para uma delas, uma despedida um pouco menos amarga da segunda divisão nacional.

Se todas as dificuldades naturais não bastassem, o técnico José Augusto terá dois desfalques por acúmulo de cartões amarelos: o goleiro Rafael Santos e o defensor Luciano Castán. Tom deve ser o substituto no gol, enquanto André Astorga desponta pode figurar na lateral. No Vila Nova, o treinador Roberto Fonseca não tem problemas deste gênero.

FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA x VILA NOVA

Local: Estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte (Canindé), em São Paulo-SP
Data: 28 de novembro de 2014, sexta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Sigari (PR)
Assistentes: Daniel Cotrim de Carvalho (PR) e Diogo Morais (PR)

PORTUGUESA: Tom, André Astorga, Mateus Alonso, Brinner, Bruno Ferreira; Renan, Diego Orlando, Maycon, Matheus e Leo Costa; Luan
Técnico: José Augusto

VILA NOVA: Leonardo Diniz, Wanderson, Victor Melo, Bruno e (Ton) Hugo; Felipe Macena, Leonardo, Caio (Lucas Sotero) e Mateus Anderson; Ítallo e Paulinho
Técnico: Wladimir Araújo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.