Tamanho do texto

Atlético levou a melhor nos Brasileiros de 1986 e 1999. Lembre de outros jogos marcantes entre os finalistas da Copa do Brasil

Atlético-MG e Cruzeiro fazem nesta quarta-feira o jogo de ida da final da Copa do Brasil de 2014. É a primeira vez que os dois maiores rivais de Minas Gerais se enfrentam em uma decisão nacional, mas não será o primeiro mata-mata entre que vai além das fronteiras do Estado. 

Veja o chaveamento, a tabela de jogos, a artilharia e notícias da Copa do Brasil

A primeira vez foi em fevereiro 1987. Os dois rivais chegaram às quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1986 (que só terminou no ano seguinte) e se enfrentaram em dois jogos. Com vantagem do empate, o Atlético avançou depois de ficar no 0 a 0 na ida e 1 a 1 na volta. Renato marcou para o Atlético e Douglas para o Cruzeiro. O Atlético acabou eliminado pelo Guarani na semifinal. 

Relembre este e outros jogos marcantes da história de Atlético e Cruzeiro

O outro duelo entre os dois rivais por um mata-mata nacional aconteceu em 13 anos depois. No Brasileirão 1999 o Cruzeiro encerrou a primeira fase em segundo e o Atlético em sétimo. Apesar da vantagem cruzeirense, quem avançou foi o Atlético depois de vencer os dois primeiros jogos.

Na ida, a equipe liderada por Marques e Guilherme venceu por 4 a 2. Guilherme abriu o placar para o Atlético, Paulo Isidoro empatou, Guilherme fez segundo de pênalti, Müller empatou de novo e Marques, duas vezes, fechou o placar.

Na partida de volta, o Cruzeiro precisava ao menos empatar para forçar o terceiro jogo. Ricardinho abriu o placar e Guilherme empatou ainda no primeiro tempo. No início do segundo Müller deu nova vantagem ao Cruzeiro, mas Adriano e Guilherme marcaram para o Atlético e o levaram à semifinal contra o Vitória. O Atlético acabou com o vice-campeonato depois de perder a final para o Corinthians.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.