Tamanho do texto

Estádio do Palmeiras, por determinação da polícia, deve ganhar barreiras físicas. Capacidade do estádio pode diminuir

Após mais de quatro anos de espera, o novo estádio do Palmeiras será inaugurado. Na próxima quarta-feira, dia 19, na partida contra o Sport, o Allianz Parque abrirá os portões para a torcida, que como já disse o presidente Paulo Nobre , serão ao menos 43 mil pessoas. Apesar disso, as barreiras que separam a torcida podem fazer essa capacidade diminuir e causar alguns pontos cego na Arena. O diretor de novos negócios da WTorre, Rogério Dezembro, reconhece a possibilidade.

Veja fotos do Allianz Parque:

Mesmo tendo em mãos o laudo da Polícia Militar que libera a capacidade total do estádio, a WTorre alega que, por questão de segurança, as autoridades devem manter inutilizadas algumas cadeiras que dividem a torcida do Palmeiras e a do adversário. "Já tivemos evento teste para 10 mil pessoas, mas o Batalhão de Choque da polícia diminuiu o número por questão de segurança. Com a sequência de jogos e cuidados com a ajuda da tecnologia (são cerca de 300 câmeras espalhadas no estádio), vamos adequando", admitiu Dezembro em entrevista ao iG .

Outro entrave são as barreiras que deverão ser fixadas entre os setores. De acordo com a construtora, o estádio foi projetado para não ter separação física, como assim determina o Caderno de Especificações da Fifa, e pode vir a ter lugares com visão para o campo prejudicada. "A Arena hoje, como foi projetada, não tem pontos cegos. No entanto, a colocação dessas barreiras pode fazer com que alguns assentos tenham a visibilidade prejudicada. O ideal seria não ter, e cada torcedor respeitar o seu assento. Isso é questão de educação e vamos lidar com isso da maneira mais tranquila possível", afirmou.

Vista aérea do Allianz Parque
Divulgação
Vista aérea do Allianz Parque

Embora os empecilhos não afetem a abertura, Rogério Dezembro confessa que as burocracias preocupam. "Preocupa um pouquinho essa questão, porque o estádio não tem de ter barreira. A Fifa pressupõe que cada um respeite o seu assento, mas nós estendemos essa necessidade no início. Por outro lado, não vamos abandonar o objetivo final que é não ter separações físicas".

A WTorre garante que entregará o Allianz Parque concluído no dia 19. Em fase de abamento, a construtora diz que o prédio de mídia está pronto e que estão sendo colocadas as mobílias no auditório que será utilizado para as coletivas de imprensa. Apenas alguns camarotes ainda não foram finalizados porque os proprietários optaram por customizar a arquitetura.

Sócio Avanti terá prioridade na compra dos ingressos

O Palmeiras priorizará os sócios-torcedores na comercialização dos bilhetes para o jogo contra o Sport. De acordo com o presidente Paulo Nobre, o clube deve disponibilizar a carga de 39 mil ingressos e torcedores com mais frequência aos jogos do time terão privilégios.

Primeiro treino do elenco do Palmeiras no Allianz Parque
Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
Primeiro treino do elenco do Palmeiras no Allianz Parque

"Obedeceremos a um ranking de preferência dividindo os sócios-torcedores em grupos de uma a cinco estrelas. Quem tiver frequência nos jogos de 81% a 100%, dos planos mais caros e que forem Avanti e sócios do clube, serão cinco estrelas. Quem tiver frequência de 61% a 80% ou for do plano de R$ 140, serão quatro estrelas. De 41% a 60% de frequência, três estrelas. E assim segue, sem perder a coerência", disse Nobre em entrevista à TV Gazeta no último domingo.

Sobre a disposição dos lugares, o mandatário sinalizou que os setores atrás dos gols serão as mais econômicas. "Tem um setor mais popular onde imaginamos que as torcidas organizadas vão ficar, atrás de um dos gols. Os dois jogos que teremos lá neste ano serão testes nos quais podemos corrigir qualquer tipo de problema em conjunto com a construtora", completou.

Acessos

Ainda não divulgado o esquema de segurança e acesso para a partida inaugural, no entanto, já é sabido que a torcida visitante terá acesso ao estádio pelo portão D, localizado na rua Padre Antônio Thomas.  Os lugares , que já receberam grades, ficam na parte superior da arquibancada e não tem contato direto com a torcida do Palmeiras. 

Acessos do Allianz Parque
Reprodução
Acessos do Allianz Parque


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.