Tamanho do texto

Na avaliação dos atletas, se o time vencer os jogos que restam na Série B, consegue ficar com uma das vagas na elite

O América-MG quer aproveitar a boa fase do futebol mineiro e emplacar uma sequência de cinco vitórias seguidas na Série B, única combinação que ainda pode dar o acesso para a elite do futebol brasileiro ao Coelho. O primeiro desafio será contra os cearenses do Icasa, duelo que acontece neste sábado, às 17h20, no Independência.

Confira a classificação e os próximos jogos da Série B

Mesmo sabendo que a situação é delicada, todos no Coelho acreditam na vaga na Série A. O resultado ruim contra o ABC, na rodada passada, quebrou a sequência de nove jogos sem derrota que o América-MG alcançou com Givanildo Oliveira. A diferença de pontuação para o G4, no entanto, manteve-se em quatro pontos, ainda com cinco jogos para o término da competição. Com 48 pontos na tabela, o Coelho pode chegar a 63 com os 15 restantes que ainda serão disputados.

Na avaliação dos americanos, essa pontuação pode ser suficiente para o acesso à Série A de 2015. O técnico Givanildo Oliveira, diante da situação, entende que só resta ao time vencer os últimos jogos e brigar até a última rodada pela possível vaga no G4 ao final da competição.

"Um jogo nós podíamos perder para chegar em 63. Agora, não tem mais, não podemos nem empatar. Nós temos dois jogos em casa, que você tem que passar, porque são duas rodadas seguidas. Então, nós temos que ganhar os dois jogos em casa e ver os resultados dos outros para ir fora e ganhar também", disse.

Além das dificuldades naturais do jogo, o América-MG terá que superar os problemas de desfalques para o duelo contra o Icasa. O zagueiro Vitor Hugo e o lateral-esquerdo Raul, suspensos pelo terceiro cartão amarelo são baixas certas. Na defesa, Renato Santos é o mais cotado para ficar com a vaga, mas André e Cesar Lucena correm por fora.

Já para a lateral, o técnico americano, pode manter o esquema ou optar por uma formação mais ofensiva. Se quiser manter a estrutura dos últimos jogos, o técnico pode escalar Carlos Renato, cria do clube. Outra opção seria deslocar Gilson, que é lateral de origem, mas que vem atuando no meio-campo para a ala esquerda.

Se o América-MG precisa da vitória a qualquer custo para chegar ao G4, o Icasa também não pode abrir mão de um triunfo, mas no caso do Verdão do Cariri, o objetivo é escapar das últimas posições, deixando o fantasma do rebaixamento para a trás. Os cearenses vêm de vitória contra o Náutico e chegam motivados para pegar o Coelho.

Com 38 pontos, o Icasa é a primeira equipe fora do rebaixamento, levando vantagem em cima do Oeste apenas nos critérios de desempate. Para não voltar ao Z4, o goleiro Busatto espera um bom resultado no Horto. "Eu sei que a diferença entre os outros times é muito pequena, mas eu estou bastante confiante que vamos conseguir a permanência na Série B. Não apenas pelas vitórias, mas principalmente pela maneira como o nosso time vem entrando em campo", afirmou.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG X ICASA

Local : Estádio Independência, em Belo Horizonte
Data : 08 de novembro de 2014, sábado
Horário : 17h20 (de Brasília)
Árbitro : Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes : Rodrigo Henrique Corrêa (RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ)

AMÉRICA-MG : João Ricardo; Pablo, Adalberto, Renato Santos e Carlos Renato; Leandro Guerreiro, Magrão, Gilson e Tchô; Willians e Obina
Técnico : Givanildo Oliveira

ICASA : Busatto; Ivonaldo, Naylhor, Carlinhos e Gilberto; Rodrigo Vitor, Dodô, Zeca e Lucas; Nilson e Erik
Técnico : Vladimir de Jesus

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.