Tamanho do texto

Triunfo por 1 a 0 na Arena do Grêmio garantiu os gaúchos na perseguição aos líderes do Campeonato Brasileiro

O Grêmio manteve a rotina: pela oitava vez em 32 jogos neste Brasileirão, venceu por 1 a 0. Desta vez a vítima foi o Vitória, na Arena, em partida disputada neste sábado. O gol contra de Richarlyson leva o time gaúcho a encerrar o jogo no 5º lugar, com 54 pontos, e manteve a equipe baiana em 16º, com 34, mas podendo entrar na zona de rebaixamento neste domingo.

Felipão abraça Pará após o gol do GGrêmio diante do Vitória, na Arena
Lucas Uebel/Getty Images
Felipão abraça Pará após o gol do GGrêmio diante do Vitória, na Arena

Apesar de ter quatro volantes, o Vitória tentou encarar o Grêmio de igual para igual no primeiro tempo. Obteve sucesso nos primeiros 30 minutos, mas sofreu forte pressão antes do intervalo e acabou cedendo o gol, numa infelicidade de Richarlyson em cruzamento de Pará. Na etapa final, o time de Ney Franco tentou ocupar o campo gremista em busca do empate, mas não criou lances de perigo e poderia até ter levado o segundo.

Veja como está a classificação do Campeonato Brasileiro

O Grêmio agora terá uma semana para se preparar o Gre-Nal do próximo domingo, na Arena. O Rubro-Negro Baiano também jogará no domingo, diante do São Paulo, no Barradão.

O jogo

O técnico Luiz Felipe Scolari entrou em campo com dois centroavantes, formação inédita desde que assumiu o comando gremista. Lucas Coelho formaram a dupla de ataque, um antídoto para os quatro volantes escalados por Ney Franco para compor a equipe do Vitória, que veio muito desfalcada a Porto Alegre.

No entanto, o que se viu no primeiro tempo foi um Vitória ousado, que embora tenha criado poucas chances não ficou atrás esperando o time gaúcho. Logo no primeiro minuto, uma grande chance: Richarlyson fez cruzamento, Edno ganhou de Geromel pelo alto e cabeceou na trave. Marcelo Grohe chegou a desviar com a ponta dos dedos, evitando o gol. O Grêmio respondeu aos 10: Geromel despachou para o campo de ataque, Barcos ganhou dos dois zagueiros baianos e chutou cruzado, raspando a trave.

O Tricolor exibia dificuldades para criar jogadas, especialmente por conta da boa marcação do time de Ney Franco. Porém, quase marcou aos 23: Lucas Coelho deu lindo passe para Luan, na cara do gol. O meia gremista encobriu Wilson com enorme categoria, mas Roger Carvalho tirou em cima da linha. Aos 27, foi Lucas Coelho quem arriscou, batendo de longe para ótima defesa do goleiro baiano.

O Grêmio partiu de vez para a pressão nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 43, Luan arriscou de fora da área e obrigou Wilson a uma nova espalmada. Na pressão, o time gaúcho chegou ao gol no minuto seguinte: Pará recebeu lançamento na área e cruzou de primeira. Richarlyson tentou afastar de cabeça, mas o corte parou nas redes do Vitória: gol contra, 1 a 0 para o time da casa.

Precisando reverter o resultado, o Vitória voltou com mais posse de bola no segundo tempo, mas as chegadas mais perigosas seguiam sendo do Grêmio. Aos 13, Lucas Coelho fez boa jogada pela direita, trouxe para dentro e bateu para espalmada de Wilson. A seguir, Barcos recebeu de Dudu e chutou com perigo por cima. Percebendo um avanço do Vitória nos minutos seguintes, Felipão retirou Lucas Coelho e trouxe mais poder de marcação ao meio com Matheus Biteco.

Depois de vários minutos de marasmo, o Grêmio melhorou com a entrada de Fernandinho. Aos 38, após boa jogada, o ponta invadiu a área e cruzou, mas a zaga cortou na hora que Barcos chegava para o arremate. O time baiano tentou uma pressão nos minutos finais, sem sucesso. A melhor oportunidade ocorreu aos 46, quando Beltrán conseguiu cabeceio na área, mas Bressan afastou.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 x 0 VITÓRIA

Local : Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data : 1º de novembro de 2014, sábado
Horário : 19h30 (de Brasília)
Árbitro : Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes : Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho van Gasse (ambos Fifa-SP)
Público : 19.384
Cartões amarelos : Richarlyson (Vitória)

GOLS :
GRÊMIO : Richarlyson, contra, aos 44 minutos do primeiro tempo

GRÊMIO : Marcelo Grohe; Pará (Matías Rodríguez), Geromel, Bressan e Breno; Ramiro, Fellipe Bastos, Luan (Fernandinho) e Dudu; Lucas Coelho (Matheus Biteco) e Barcos
Técnico : Luiz Felipe Scolari

VITÓRIA : Wilson; Nino Paraíba, Roger Carvalho, Kadu e Juan; José Welison (Willie), Luiz Gustavo, Cáceres e Richarlyson (Beltrán); Edno e Vinícius (Nickson)
Técnico : Ney Franco

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.