Tamanho do texto

Titular em boa parte da vexatória campanha na Série B, Serginho foi flagrado no exame do jogo contra o Boa Esporte e acabou sendo suspenso de forma preventiva por 30 dias

Mesmo rebaixada com cinco rodadas de antecedência para o Campeonato Brasileiro da Série C, a Portuguesa está longe de enxergar o fim de seus problemas. O atacante Serginho, titular em boa parte da frustrante campanha rubro-verde na Segunda Divisão , foi pego no exame antidoping e suspenso preventivamente por 30 dias. A substância flagrada na avaliação médica foi a betametasona.

Dívidas, amadorismo e acusação de traição. O que levou a Portuguesa à Série C

O atacante Serginho, da Portuguesa, em ação na partida contra o Paraná Clube, pela atual Série B
Djalma Vassão/Gazeta Press
O atacante Serginho, da Portuguesa, em ação na partida contra o Paraná Clube, pela atual Série B

O exame que flagrou a irregularidade foi realizado após o empate com o Boa Esporte, no Canindé, pelo placar de 1 a 1, em partida válida pela 23ª rodada da Série B. Na ocasião, o jogador formou dupla de ataque com Alemão. Atualmente, ambos estão afastados do elenco principal.

A Portuguesa e o atleta terão cinco dias para apresentarem uma defesa escrita e possíveis provas para o uso da substância. Caso seja consolidada a infração, Serginho pode ser suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por até dois anos.

Confira classificação, tabela de jogos, artilharia e notícias da Série B do Brasileiro

Classificada como glucocorticóide, a betametasona consta entre as substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidopagem (AMA) se administrada por via oral, intramuscular, intravenosa ou retal – mas permitida através de infiltrações, ou via dérmica. Um caso recente de tal uso envolveu o ciclista espanhol Alejandro Marque, vencedor da Volta de Portugal, em 2013.O próximo desafio da combalida Portuguesa ocorre no dia 8 de novembro, sábado, às 21 horas (de Brasília), diante do Luverdense, no Canindé. A equipe rubro-verde figura na lanterna da Série B, com apenas 21 pontos somados – totalizando três vitórias, 12 empates e 18 derrotas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.