Tamanho do texto

A sete rodadas do fim do Brasileirão, time paulista precisa tirar cinco pontos para o atual campeão. Veja a matemática

O São Paulo venceu o Goiás na segunda-feira e diminuiu para cinco pontos a diferença de pontos para o Cruzeiro na ponta de cima da tabela do Campeonato Brasileiro. Faltam sete jogos para o final do torneio e tomando por base o atual momento das duas equipes, o título ainda está em aberto. 

Veja a classificação, tabela de jogos, artilharia e notícias do Campeonato Brasileiro

O time paulista foi melhor que o mineiro nos últimos sete jogos do Brasileirão. Este corte serve para mostrar qual a situação das duas equipes com mais chances de título nesta reta final. Em levantamento do site Futdados está evidenciada a queda de rendimento do Cruzeiro no campeonato. A equipe fez nove pontos dos 21 possíveis nas últimas rodadas. Já o São Paulo somou 13.

Desempenho dos times que brigam pelo G4 nas últimas sete rodadas. Faltam sete para o fim do Brasileirão
Reprodução/Futdados
Desempenho dos times que brigam pelo G4 nas últimas sete rodadas. Faltam sete para o fim do Brasileirão


Se repetirem o desempenhos das últimas sete rodadas, Cruzeiro e São Paulo chegarão ao fim do campeonato com um ponto de vantagem para o time mineiro. Para seguir na luta pelo título, o time paulista precisa confiar que o desempenho do rival de Belo Horizonte seguirá abaixo do esperado para o líder desde a sexta rodada. 

Dos sete times mais bem colocados do Brasileirão, o Cruzeiro foi o que menos pontuou nas últimas sete rodadas ao lado do Internacional. Atlético-MG, terceiro colocado, e Fluminense, sexto, fizeram mais: 14 cada. 

Na análise das últimas rodadas e na projeção das próximas deve-se levar em conta também os adversários de cada um desses times.

O Cruzeiro enfrentou dois times do topo da tabela nas últimas rodadas - Corinthians e Inter - e somou três pontos. Contra times que estão na parte de baixo da tabela, fez seis (venceu o Vitória e empatou com Sport, Palmeiras e Figueirense). Ainda perdeu para o Flamengo. Contra os mesmos rivais no primeiro turno o Cruzeiro somou 18 pontos. Só perdeu para o Corinthians. Ou seja, piorou 50% do segundo turno.

Nas últimas sete rodadas o Cruzeiro enfrenta Botafogo, Criciúma, Santos, Grêmio, Goiás, Chapecoense e Fluminense. Contra esse adversários, o time de Marcelo Oliveira somou 15 pontos.

Se repetir o desempenho e chegar aos 76 pontos, o atual campeão dependerá de pelo menos um tropeço do São Paulo para ficar com o título, já que se o time paulista vencer seus sete jogos ficará com 77. No primeiro turno, contra os mesmos adversários que enfrentará até o final do Brasileirão, o São Paulo somou 17 dos 21 pontos possíveis. 


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.