Tamanho do texto

O recorde anterior era do islandês Siggi Jónsson, que disputou uma partida contra Malta com 16 anos e 251 dias em 1983

O norueguês Martin Odegaard se tornou o jogador mais novo a participar de uma fase de classificação europeia defendendo sua seleção. Nascido em 17 de dezembro de 1998, com 15 anos e 297 dias, o jovem meia entrou em campo na última segunda-feira, aos 19 minutos do segundo tempo da vitória da Noruega sobre a Bulgária por 2 a 1, válida pela fase de grupos das Eliminatórias da Eurocopa 2016.

Martin Odegaard, de apenas 15 anos de idade
Getty Images
Martin Odegaard, de apenas 15 anos de idade

O recorde anterior era do islandês Siggi Jónsson, que disputou uma partida contra Malta com 16 anos e 251 dias em junho de 1983. 31 anos depois, Odergaard estabelece um recorde que dificilmente será superado.

Antes mesmo de atingir a marca, o nome de Odegaard já era muito citado pela mídia europeia. Isso porque o jovem fenômeno estaria na mira alvo de grandes clubes como o Barcelona e Real Madrid - que de acordo com a imprensa inglesa, teria feito uma oferta de 12 milhões de libras pelo atleta -, e já fez testes no Manchester United e Bayern de Munique.

Odergaard torce para o Liverpool e atualmente defende o Stromgodset, da Noruega, e é considerado a grande promessa do futebol local. O técnico da seleção norueguesa, Per-Mathias Hogmo, afirmou que gostaria de vê-lo em um clube médio antes de um gigante. O Ajax estaria entre as opções. A certeza é que o menino não ficará muito tempo no futebol de seu país.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.