Tamanho do texto

Em julgamento realizado nesta quinta, tribunal decidiu tirar apenas seis pontos do time mineiro pela escalação irregular do lateral Eduardo e com isso a equipe subiu para o 10º lugar

O lateral-esquedo Eduardo foi escalado de forma irregular pelo América-MG
Carlos Cruz/América Mineiro
O lateral-esquedo Eduardo foi escalado de forma irregular pelo América-MG

América-MG  deixou a zona de rebaixamento do  Campeonato Brasileiro da Série B . Nesta quinta-feira, o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) julgou o recurso do clube mineiro, após a pena aplicada pela Primeira Comissão Disciplinar, que determinou a perda de 21 pontos por conta da escalação irregular do lateral esquerdo Eduardo, que já havia atuado pela Portuguesa na Série B e, portanto, não poderia defender outro clube. A pena foi revista e o STJD reduziu a perda de pontos de 21 para seis, fazendo com que o time mineiro deixasse a zona de rebaixamento e chegasse ao 10° lugar, com 34 pontos somados.

Confira a classificação, artilharia e notícias da Série B

O procurador da entidade, Paulo Schimitt, fez questão de afirmar que não houve contradição no processo da Procuradoria e que, obedecendo às determinações do regimento, o clube foi punido de acordo com o delito praticado. "Regulamento é regulamento. E ele aponta que um clube não pode escalar um atleta que já foi usado por outra equipe na mesma competição", comentou.

Apesar de ter a situação amenizada na classificação da Série B, deixando de somar apenas seis pontos, a diretoria mineira ainda vai sentir no caixa as consequências da ação: a multa, no valor de R$ 20 mil, foi mantida por unanimidade e deve ser paga à CBF.

Na próxima rodada, agora em 10º lugar, o América-MG tem um confronto direto dentro de casa, diante do Atlético-GO , que tem 35 pontos somados, um a mais do que os 34 do time mineiro. Em caso de vitória, o cluibe mineiro pode ultrapassar o rival goiano e encostar de vez no G-4 da Segundona.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.