Tamanho do texto

Técnico tentou dar incentivo para que o atacante deixe a má fase após comandar treino técnico no CT Rei Pelé

Enderson Moreira comanda treino do Santos no CT Rei Pelé
Ricardo Saibun/ Gazeta Press
Enderson Moreira comanda treino do Santos no CT Rei Pelé

Com apenas três dias de trabalho técnico, Enderson Moreira já esboçou seu time com Leandro Damião de volta à equipe titular do Santos . O treinador quer aproveitar o que Damião tem de melhor para ajudar o centroavante a sair da má fase e marcar gols.

"Tem qualidade, é alto, cabeceia bem, tem boa velocidade. Acho que é um jogador interessante, que vamos cobrar sempre mais para que renda aquilo que pode render", disse o treinador, que trabalhou com Damião no Inter B, em 2009.

Para Enderson, Leandro Damião, apesar de não ser um jogador habilidoso, pode fazer a diferença no jogo respeitando suas características de homem gol. "É difícil falar o que é diferente. Temos jogadores artilheiros, que têm características marcantes, que causam desequilíbrio constante, mas não tem nada a ver com o Neymar, são características diferentes", explicou.

Nesta sexta-feira, o novo técnico do Peixe repetiu o forte trabalho de finalizações durante o treinamento. Chutes de meia distância, bolas alçadas na área, pênaltis e até jogadas de lateral foram aprimoradas da atividade comandada no CT Rei Pelé.

"Isso é uma preocupação constante que precisamos ter. Trabalhos de finalização, a forma de passar para o jogador. É uma questão de fundamento e, mesmo sendo profissional de alto nível, é sempre importante lapidar. Não queremos ensinar o jogador, mas tem sempre algum detalhe de qualificar mais", contou, antes de comentar as jogadas de bola parada, que também foram treinadas e por um bom tempo representaram grandes problemas para a equipe santista.

Técnico mexe pouco no time
Apesar de Enderson Moreira ser o novo técnico da equipe, a escalação não deve sofrer muitas alterações. Leandro Damião volta na vaga de Rildo e Zé Carlos e Souza substituem Mena e Alison, que estão fora.

"É a equipe que nós treinamos ontem (quinta) e hoje (sexta), vocês acompanharam. Tenho ainda mais de 24 horas para o jogo, pode ter algum problema de ordem médica, mas a princípio é a equipe que treinou os últimos dois dias. É manter a base que estava jogando e aos poucos encaminhar outras alternativas", disse Enderson Moreira, que após três dias de trabalho na nova casa acredita já ter iniciado algumas mudanças."Sempre colocamos coisas diferentes, mas de uma maneira gradativa. Vamos conversar muito e na sequência dos jogos vamos ajustando dentro do que eu penso, que eu faço, mas já é uma equipe muito organizada", explicou.

A entrada de Souza na vaga de Alison será uma novidade, já que o garoto da base santista é conhecido pelo seu forte poder de marcação e combate, enquanto Souza atua mais como meia ou segundo volante.

"Sei das suas capacidades, acho que ele e o Arouca têm características diferentes, mas parecidas, e é importante que entendam bem os momentos que um passa", disse Enderson, ao explicar a opção para este sábado.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.