Tamanho do texto

Treinador fará sua primeira convocação no próximo dia 19, para os amistosos contra Colômbia e Equador, dias 5 e 9 de setembro, nos Estados Unidos

Dunga não descartou a convocação de Julio Cesar e Fred
Mowa Press
Dunga não descartou a convocação de Julio Cesar e Fred

Nesta sexta-feira, durante uma homenagem feita pela embaixada japonesa a brasileiros que ajudaram a fomentar o futebol do país asiático, Dunga negou que jogadores como Julio César e Fred estejam descartados na seleção brasileira . Confirmado como novo treinador do Brasil há duas semanas, Dunga fará sua primeira convocação no próximo dia 19, para os amistosos contra Colômbia e Equador, dias 5 e 9 de setembro, nos Estados Unidos.

"Quem disse que eles não vêm (Fred e Julio César)? A gente está pesquisando todos os setores, todos os jogadores. Tem a Copa América no ano que vem, que vai ser difícil. Neste ano, até o final, vamos poder observar alguns jogadores que poderiam estar no grupo da Copa do Mundo e não estiveram. Outros que estiveram precisam reforçar a expectativa que temos sobre eles", disse Dunga.

O treinador disse que não existe uma relação pré-estabelecida de jogadores com os quais não pretende contar desde o início de seu trabalho."Precisamos montar a seleção. Não tem lista negra. O futebol é um pouco como a vida, precisa existir competência. Temos que escolher jogadores não por aquilo que pensamos que eles podem jogar, mas por aquilo que eles estão jogando", afirmou.

Dunga voltou a reforçar que convocará os jogadores por mérito, e não pela fama. "A seleção se arma por competência, e não por amizades. Não (convocaremos) por acharmos que alguém é bonito ou por marketing. É por competência e pelo que se realiza dentro de campo", ressaltou.

O treinador reconheceu que as equipes sul-americanas demonstraram evolução na Copa do Mundo deste ano. Para Dunga, a conquista de uma vaga no Mundial de 2018 não será fácil.

"Temos Colômbia, Equador, Argentina, Chile, e mesmo o Paraguai, que ficou fora. Não são só jogadores de Brasil e Argentina que estão na Europa. Hoje, todos estão. Está cada vez mais difícil disputar uma vaga na Copa do Mundo. A gente tem que estar preparado para isso", afirmou.

Também foram homenageados pela embaixada japonesa nesta sexta-feira Zico, Bismarck, César Sampaio e Alcindo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.