Tamanho do texto

De acordo com empresa de auditoria e consultoria BDO, o clube paulista teve um crescimento de mais de R$ 127 milhões

O Corinthians ampliou o valor de sua marca e manteve a liderança em um estudo realizado pela BDO, divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo . A empresa de auditoria e consultoria apontou pela quinta vez seguida o clube do Parque São Jorge como o primeiro do ranking, com R$ 1,2361 bilhão.

Houve um crescimento de R$ 127,3 milhões da marca alvinegra em relação ao estudo do ano anterior. De um ano para cá, o Flamengo passou a fazer companhia ao primeiro colocado no grupo daqueles cuja marca ultrapassa R$ 1 bilhão. É de R$ 1,0061 bilhão o valor da marca rubro-negra, segundo a BDO.

O São Paulo (R$ 879,1 milhões) aparece em terceiro na lista, que aponta uma evolução geral de 19% entre as 30 marcas mais valiosas do Brasil. Elas somam R$ 7,39 bilhões, com um crescimento de 76% nos últimos cinco anos. Mesmo assim, boa parte dos clubes está em constantes dificuldades financeiras.O estudo da BDO leva em conta 21 variáveis. Na elaboração de seu ranking, a empresa utiliza o balanço financeiro das agremiações e o poder aquisitivo de suas torcidas. A evolução recente no valor das marcas está fortemente ligada ao aumento nas cotas de televisão.

Confira as 15 marcas mais valiosas no ranking da BDO:

1 - Corinthians: R$ 1,2361 bilhão
2 - Flamengo: R$ 1,0061 bilhão
3 - São Paulo: R$ 879,1 milhões
4 - Palmeiras: 576,1 milhões
5 - Grêmio: R$ 478,5 milhões
6 - Internacional: R$ 453,7 milhões
7 - Santos: R$ 416 milhões
8 - Cruzeiro: R$ 407,2 milhões
9 - Atlético-MG: R$ 357,6 milhões
10 - Vasco: R$ 339,6 milhões
11 - Fluminense: R$ 218,5 milhões
12 - Botafogo: R$ 172,2 milhões
13 - Coritiba: R$ 118,5 milhões
14 - Atlético-PR: R$ 109,8 milhões
15 - Bahia: R$ 72,5 milhões

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.