Tamanho do texto

Lateral-direito falou sobre a boa defesa da equipe gaúcha, mas reconheceu que precisam voltar a marcar gols. Grêmio marcou apenas oito vezes em 11 partidas neste Campeonato Brasileiro

O lateral Pará reconhece que a equipe necessita fazer mais gols no Brasileirão
Getty Images
O lateral Pará reconhece que a equipe necessita fazer mais gols no Brasileirão

Reconhecido historicamente por formar times defensivamente seguros, o Grêmio não tem fugido às suas tradições neste aspecto nos últimos anos. Em 2012, a equipe teve a melhor defesa do Brasileirão , com 33 gols sofridos em 38 jogos. No ano passado, foi a segunda melhor, sofrendo 35 tentos.

Agora, porém, a equipe chega a exagerar na eficiência: dono da melhor defesa do campeonato, o time sofreu apenas 5 gols em 11 jogos, média de 0,45 por partida - mantendo a média, o time de Enderson Moreira sofreria apenas 17 gols até o fim do Brasileiro

Para o lateral direito Pará, a segurança defensiva é, de fato, um dos pontos fortes da atual equipe. "É uma das nossas características, uma marcação forte, sem dar espaço. Por isso estamos brigando na ponta de cima. Quando um time não sofre gol, o caminho para vencer já começa a ficar mais curto", afirmou o atleta.

Apesar disso, e embora tenha o terceiro melhor aproveitamento do Brasileirão, o Grêmio não ocupa um lugar no G4. O motivo são os critérios de desempate. A equipe sofre pouquíssimos gols, mas também marca poucos. Com apenas oito marcados em 11 jogos, supera apenas Goiás, Criciúma, Figueirense e Flamengo neste critério. Está atrás de Fluminense, Atlético-PR, Internacional e São Paulo, ocupando a 7ª colocação, com 19 pontos em 11 jogos (57,6% de aproveitamento).

Pará reconhece o problema. "O desafio é manter esses números defensivos e seguir melhorando ofensivamente. Estamos no caminho certo, perto dos líderes. Por isso a vitória sobre o Figueirense foi muito importante, somar pontos fora de casa é fundamental. Foi nossa segunda vitória como visitante (a outra havia sido contra a Chapecoense, também de Santa Catarina). Agora teremos uma semana inteira para treinar, preparar o time para o jogo contra o Coritiba, analisar nossos erros, melhorar nossas virtudes", projetou.

O Grêmio não sofre gols pelo Brasileirão há quatro rodadas - a última vez que foi vazado foi na derrota por 1 a 0 para o São Paulo, no dia 24 de maio. O jogo diante do Coritiba será no domingo, às 18h30, na Arena do Grêmio.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.