Tamanho do texto

Além de compilar estatísticas e realizar análises de dados em tempo real, nova ferramenta também será usada para melhorar a relação do clube com o torcedor

Software que será utilizado pelo Grêmio é apresentado na sede do SAP Labs Latin América, no Campus da Unisinos, em São Leopoldo
Lucas Uebel/Site oficial do Grêmio
Software que será utilizado pelo Grêmio é apresentado na sede do SAP Labs Latin América, no Campus da Unisinos, em São Leopoldo

Em uma apresentação no campus da Unisinos, em São Leopoldo (RS), na manhã desta quinta-feira, o Grêmio apresentou uma nova ferramenta para modernizar o futebol e outros aspectos do clube. Em parceria com a empresa SAP, o clube passará a contar com o mesmo software utilizado pela seleção alemã para a compilação de estatísticas e a realização de uma análise de dados em tempo real.

Segundo o chefe de inovação da SAP, Daniel Duarte, o software contratado pelo clube é "até 65 mil vezes mais rápido do que o tempo de análise convencional, e pode dar subsídios para decisões mais específicas para os jogos". Entre as tecnologias utilizadas, há um chip que será instalado na chuteira dos jogadores, facilitando a identificação de problemas e virtudes de cada um, de modo a serem mais bem aproveitadas pela comissão técnica e categorias de base, auxiliando não só o elenco principal, mas também a formação de jogadores.

A ideia é profissionalizar a gestão do clube em diversos aspectos, não apenas no futebol. A equipe gaúcha também vai implementar o software para melhorar a relação do clube com o torcedor, criando uma espécie de rede social destinada a tratar especificamente de assuntos da agremiação.

A iniciativa é inédita no país e, até por isso, o tempo para que ela seja posta em prática de forma definitiva não é curto. A previsão é de que o serviço entre em vigor em um período de seis a doze meses.

O clube bancará um valor mensal destinado à manutenção dos equipamentos, o que seria compensado com os resultados positivos imediatos que o software trará nas diferentes área em que for aplicado.

Regularização

O lateral Matías Rodríguez já teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário da CBF e estará à disposição para reforçar a equipe gremista sábado, diante do Figueirense.

Já o atacante Fernandinho ainda aguarda documentação para ser inscrito na CBF - a previsão é de que ele estreie em dez dias.

    Leia tudo sobre: futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.