Tamanho do texto

Inter pode igualar retrospecto em decisões do Gauchão, assim como o Bahia, pelo Campeonato Baiano. Já pelo Carioca e Mineiro, Vasco e Atlético têm grande desvantagem em clássicos

Flamengo e Vasco decidem o Carioca 2014
O DIA/REPRODUÇÃO
Flamengo e Vasco decidem o Carioca 2014

Clássicos vão movimentar os próximos finais de semana nas decisões dos principais estaduais pelo Brasil. No Rio de Janeiro, por exemplo, Flamengo e Vasco fazem uma final de Campeonato Carioca depois de dez anos. E o rubro-negro tem larga vantagem em confrontos valendo título diante do arquirrival.

Paulistão vai contra supremacia dos grandes nas finais dos Estaduais pelo País

Será a oitava final carioca entre as equipes, sendo que nas sete anteriores, o Fla foi campeão em seis oportunidades - o Vasco se deu melhor apenas na decisão de 1988. O "Clássico dos Milhões" decidiu também uma Copa do Brasil, em 2006, novamente com a taça ficando com o rubro-negro.

O Campeonato Mineiro também terá o maior clássico do estado na decisão de 2014. Cruzeiro e Atlético-MG já se enfrentaram 18 vezes em finais, com 11 títulos conquistados pelo time celeste e sete pelo alvinegro. A primeira delas aconteceu em 1940, quando o Cruzeiro ainda chamava Palestra Itália e levantou a taça após vencer o rival.

Final do Baiano 2014 será outro Ba-Vi
A Tarde/Reprodução
Final do Baiano 2014 será outro Ba-Vi

No Campeonato Baiano, Bahia e Vitória vão decidir o título pela 35ª vez no estado, com pequena vantagem para o rubro-negro, qua já conquistou 18 taças sobre o arquirrival, que venceu outras 17 vezes. Vale ressaltar que o título do torneio de 1999 ficou dividido entre as equipes.

A dupla Ba-Vi fez também a decisão em três edições da Copa do Nordeste, com mais vantagem para a equipe do Barradão. O Vitória levou a melhor as finais de 1997 e 1999, enquanto o Bahia bateu o adversário local na conquista de 2002.

Grêmio e Inter já começaram a decidir o Campeonato Gaúcho de 2014, e o time colorado venceu o jogo de ida da final dentro da nova arena do rival, por 2 a 1. Mas é a equipe tricolor que leva vantagem no retrospecto histórico em decisões no Rio Grande do Sul.

O Gre-Nal já foi decisão do Gauchão em 35 oportunidades, com o Grêmio vencendo 18 duelos e o Inter outros 17. Como está em vantagem para o jogo da volta, que acontece em 13 de abril, a equipe do técnico Abel Braga pode igualar o retrospecto do clássico em finais estaduais.

Outro clássico que movimenta as decisões regionais será o do Campeonato Goiano, entre Goiás e Atlético-GO. Atual bicampeão, o alviverde tem vantagem sobre o rival rubro-negro - nas 13 vezes que os clubes da capital se encontraram em finais, o time esmeraldino sagrou-se campeão em nove oportunidades, enquanto o Atlético se deu bem quatro vezes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.