Tamanho do texto

Jogando fora de casa, o Sporting venceu por 1 a 0 e segue na caça ao líder do Português, o Benfica, com 55 pontos

Danilo, do Porto, e Montero, do Sporting, disputam lance no ar
AP Photo/Armando Franca
Danilo, do Porto, e Montero, do Sporting, disputam lance no ar

Agora, o Sporting Lisboa está mais tranquilo para seguir a caça ao líder do Campeonato Português , Benfica. Neste domingo, em clássico disputado no Estádio José Alvalade diante do terceiro colocado, Porto, a equipe da casa superou as dificuldades e venceu os Dragões por 1 a 0, aumentando para cinco pontos a vantagem na vice-liderança da Liga Sagres.

O único gol da partida foi anotado pelo atacante Slimani, que fez explodir as arquibancadas de um dos estádios mais tradicionais de Portugal aos sete minutos do segundo tempo. Em um lance irregular, no qual o meia André Martins recebeu, em impedimento, passe pelo lado direito, o argelino subiu sozinho na segunda trave e testou forte, para o chão, sem dar chances ao goleiro Helton.

Leia mais: Em Guimarães, Vitória tropeça e acaba superado pelo Paços Ferreira

O arqueiro brasileiro, aliás, saiu de campo machucado aos 15 minutos da segunda etapa, mas, antes disto, viu o seu time ser superior em campo. A primeira chance de gol da partida foi criada por Varela, aos 16 do primeiro tempo. Ricardo Quaresma fez linda jogada e cruzou de letra para dentro da grande área. O atacante do Porto finalizou mascado com a zaga, e obrigou o goleiro Rui Patrício a trabalhar.

Depois, aos 44 minutos, o lateral direito brasileiro Danilo, ex-Santos, chegou à linha de fundo e levantou para Jackson Martínez. Pressionado por Cedric, porém, o colombiano desviou torto e mandou ao lado da meta lisboeta. O primeiro tempo acabava com muita disputa no meio de campo, e as duas únicas chances de gol criadas pelos visitantes.

Confira a classificação, artilharia e mais notícias do Campeonato Português

No segundo tempo, o Sporting voltou um pouco melhor e assustou logo aos três minutos, em finalização de Eric Dier. Aos seis, Mané aproveitou cobrança de escanteio para fazer o goleiro Helton trabalhar pela primeira vez na partida. Um minuto depois, porém, o arqueiro brasileiro foi vazado por uma certeira cabeçada de Slimani.

A partir daí, o jogo ganhou em emoção, mas pela pegada das duas equipes. Havia muitas divididas no meio de campo, e apenas Jackson Martínez (Porto) e Fredy Montero (Sporting) arriscaram algo a mais. No fim, aos 45 minutos, o volante brasileiro Fernando foi expulso pelo árbitro Pedro Proença, que entendeu que ele agrediu Montero, e personalizou a amarga derrota do Porto no clássico.

Com o resultado, o Sporting seguiu na segunda colocação do Campeonato Português, mas chegou aos 51 pontos e abriu cinco de vantagem exatamente sobre o Porto, que estacionou no terceiro posto com 46. A distância para o líder, Benfica, caiu para quatro pontos, mas os Encarnados ainda entram em campo na segunda-feira, para enfrentar o Nacional. Na próxima rodada, os Leões visitam o Marítimo, enquanto os Dragões recebem o Belenenses.

Veja os resultados deste domingo da 23ª rodada do Português:

Arouca 2 x 0 Olhanense
Belenenses 1 x 3 Vitória de Setúbal
Sporting 1 x 0 Porto

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.