Tamanho do texto

Jogando em Novo Hamburgo, time de Porto Alegre confirmou a liderança do Grupo B com gols de Jean Deretti e Everton

Jean Deretti (terceiro da esquerda para a direita) foi um dos destaques na vitória do Grêmio
Luciano Leon/Futura Press
Jean Deretti (terceiro da esquerda para a direita) foi um dos destaques na vitória do Grêmio

O Grêmio confirmou, neste domingo, a liderança do Grupo B do Campeonato Gaúcho . Com seu time reserva, o Tricolor bateu o já rebaixado Pelotas por 3 a 0 no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Os gols foram marcados por dois jogadores que saíram do banco durante a partida: Jean Deretti fez os dois primeiros do tricolor, e Everton fechou placar.

Leia mais: Reservas do Inter derrotam Lajeadense no fechamento da 1ª fase no Gauchão

Com seu time reserva, o Grêmio entrou precisando vencer para assegurar a liderança do Grupo B. A equipe de Enderson Moreira dominou o Pelotas, mas não teve a contundência necessária para abrir o placar na etapa inicial. No segundo tempo, o Tricolor fez 1 a 0 com Jean Deretti e diminuiu o ritmo. Em questão de dois minutos, aos 34 e 35, a equipe da capital fez mais dois e matou o Lobão.

Confira a classificação, artilharia e mais notícias do Campeonato Gaúcho

Com a vitória o Grêmio vai a 29 pontos e confirma não só a liderança de sua chave mas a segunda melhor campanha da primeira fase do Gauchão. Na próxima fase, o tricolor enfrentará o Juventude, na Arena, em jogo que ocorrerá no próximo fim de semana. Antes, na próxima quarta, os titulares encaram o Newell’s Old Boys, em Rosário, pela Libertadores.

COMO FOI O JOGO

Precisando vencer para garantir a liderança do Grupo B, o Grêmio tratou de atacar o rebaixado Pelotas, que veio a Novo Hamburgo com o intuito de não ser goleado. Com isso, o jogo ficou de meio-campo, com o Tricolor atacando e o Lobão defendendo. A primeira chance veio com Dudu, aos seis minutos, invadindo a área e chutando com perigo para fora.

Aos 16, Léo Gago arriscou um belo chute de primeira, da intermediária, e a bola passou muito próxima da trave de Diego. Cinco minutos depois, Maxi Rodríguez avançou pelo meio e chutou para fora. Aos 30, foi Alán Ruiz que levou perigo em arremate da entrada da área, mas o goleiro do Pelotas pegou firme. A seguir, Dudu cruzou na cabeça de Everaldo, que quase marcou.

Jean Deretti marcou dois gols na vitória
Luciano Leon/Futura Press
Jean Deretti marcou dois gols na vitória

O primeiro arremate do Pelotas só ocorreu aos 39, quando Tiago Gaúcho bateu falta de longe e o goleiro gremista Tiago pegou sem dificuldade. Aos 42, foi o goleiro do Pelotas que evitou o gol em cruzamento de Maxi Rodríguez que procurava Geromel. Na jogada seguinte, Dudu cruzou e Tiago Gaúcho quase fez gol contra.

No segundo tempo, como o Pelotas pouco ameaçava, Enderson Moreira colocou o atacante Everton no lugar do volante Matheus Biteco. O ritmo, porém, seguiu lento. A primeira chance veio aos 10, em escanteio que Bressan escorou na área para o giro de Geromel, mas a zaga conseguiu o corte.

No minuto seguinte, Sandro Sotilli foi substituído por Wagner Libano e encerrou oficialmente sua carreira de jogador. Mesmo sem nunca ter jogado pelo Grêmio, o artilheiro foi aplaudido pelos tricolores por seus 20 anos balançando as redes pelo interior gaúcho. O atacante de 40 anos defendeu 36 clubes ao longo de sua trajetória, foi artilheiro do estadual três vezes e conta mais de 400 tentos marcados.

Substituto de Sotilli, Libano fez grande jogada aos 15, quando passou por dois marcadores e tocou para Igor, que furou. No contra-ataque, o Grêmio abriu o placar: Everaldo entrou livre, Diego saiu a seus pés mas perdeu o rebote para Jean Deretti, que foi às redes. O Pelotas quase empatou aos 26, em bomba de Wagner Libano na trave de Tiago. Aos 28, Everton tocou para Everaldo, que bateu colocado, mas Diego fez ótima defesa.

Aos 34, o Tricolor confirmou a vitória: Jean Deretti recebeu lançamento sozinho, invadiu a área pela esquerda e tocou com categoria na saída de Diego, fazendo 2 a 0. No minuto seguinte, na pressão gremista, Everaldo chutou na trave e Everton pegou o rebote, marcando o terceiro. Aos 41, Geromel recebeu liberado na área e Diego fez grande defesa, salvando o Pelotas.

FICHA TÉCNICA: GRÊMIO 3 x 0 PELOTAS

Local: Estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS) 
Data: 16 de março de 2014, domingo 
Horário: 16 horas (de Brasília) 
Árbitro: Márcio Coruja 
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Sedenir Martins
Cartões amarelos: Pedrão, Sandro Sotilli, Tiago Gaúcho, Mikael e Alex (Pelotas)

Gols:  Jean Deretti, aos 16 e aos 34, e Everton, aos 35 minutos do primeiro tempo

GRÊMIO : Tiago; Tinga, Geromel, Bressan e Breno; Matheus Biteco (Everton), Léo Gago, Maxi Rodriguez (Jean Deretti) e Alán Ruiz; Dudu (Yuri Mamute) e Everaldo
Técnico: Enderson Moreira

PELOTAS: Diego; Michel Bertasso, Fred, Pedrão (Mikael) e Alex; Tiago Gaúcho, Jefferson Costa, Carlos Alberto e Igor; Mithyuê (Gatto) e Sandro Sotilli (Wagner Libano)
Técnico: Luís Carlos Barbieri

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.