Tamanho do texto

Torneio em 2015 no Chile teria o Japão como convidado, mas agência de Pequim diz que a China vai substituir o país vizinho

A seleção da China foi convidada para disputar a Copa América de 2015 no Chile no lugar do Japão segundo a Xinhua, agência oficial do governo chinês. O Japão teria desistido do torneio por conta da disputa da Copa da Ásia no mesmo ano na Austrália. 

Em agosto de 2013 a Conmebol confirmou que México e Japão eram as seleções convidadas para a edição da Copa América do ano que vem. A entidade não confirmou a troca do país asiático convidado. 

O Japão disputou a Copa América de 1999 no Paraguai. Na última edição, realizada em 2011, na Argentina, os japoneses foram novamente convidados, mas desistiram de participar por causa do tsunami que atingiu o país naquele ano e foram substituídos pela Costa Rica.

Se disputar mesmo a Copa América, é provável que a China dispute duas competições continentais em 2015. A seleção do país enfrenta o Iraque nesta quarta-feira pelas eliminatórias e precisa de um empate para conseguir uma vaga na Copa da Ásia, marcada para janeiro do ano que vem na Austrália. A Copa América está agendada para junho de 2015. 

Desde 1993, os organizadores da Copa América convidam duas seleções que não pertencem ao quadro da Conmebol para que a competição tenha 12 participantes - divididos em três grupos de quatro equipes. Além da Costa Rica e do Japão, países como Estados Unidos e Honduras também já participaram.

    Leia tudo sobre: futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.