Tamanho do texto

O estádio ganhará novos usos, com um shopping center, um centro de convenções e até mesmo um hotel de luxo

Visando modernizar seu estádio, o Real Madrid anunciou um plano de remodelação do Santiago Bernabéu. O projeto da L35 Arquitectos foi escolhido pela diretoria do clube para colocar a ideia em prática. O escritório alemão GMP Architekten, especialista em design de estádios, e o Ribas&Ribas Arquitectos, especialista em projetos de hotéis, também vão trabalhar na obra.

Confira a classificação do Campeonato Espanhol

Com o projeto, o estádio do Real Madrid ganhará novos usos, com um shopping center, um centro de convenções e até mesmo um hotel de luxo no interior do complexo esportivo cujos apartamentos terão vista para o campo, em iniciativa sem precedentes na arquitetura esportiva mundial. A ideia é converter o estádio em um ícone da arquitetura de Madri e uma referência internacional.

Perspectiva artística de como deverá ficar o estádio Santiago Bernabéu
Divulgação
Perspectiva artística de como deverá ficar o estádio Santiago Bernabéu

Outro diferencial é a fachada assimétrica de aço inoxidável com detalhes únicos, como um teto retrátil que pode abrir ou fechar em apenas 15 minutos. Ela também será capaz de ventilar o estádio e sua iluminação vai responder a estímulos da torcida.

Além disso, o projeto vai sair do papel sem que para isso seja necessário fechar o estádio, e o Real Madrid seguirá jogando no Santiago Bernabéu normalmente, mantendo a segurança de todos os espectadores.

“Ao contar com novos usos, o projeto se torna financeiramente sustentável, e abraça outras frentes que não apenas o futebol e a oportunidade de shows musicais”, disse o diretor do escritório da L35 no Brasil, Fabio Aurichio. “Atualmente, não existe esta preocupação com as novas arenas da Copa no Brasil", completou.

Seguindo diretrizes do Plano Geral de Urbanização de Madri, o projeto visa também reurbanizar o terreno adjacente ao estádio, criando uma área verde e um novo estacionamento subterrâneo privado. Para isso, o centro comercial existente ao lado do Bernabéu será demolido e, em seu lugar, será erguido um parque elevado, outra novidade do projeto.

Idealização da reforma

O Real Madrid optou pela remodelação do Bernabéu em assembleia de sócios realizada em setembro de 2011. A ideia era mudar a imagem do estádio e transformá-lo em um verdadeiro ícone arquitetônico da cidade de Madri, além de referência internacional em arquitetura de estádios. Para isto, foram convocadas quatro equipes de arquitetos estrangeiros de prestígio internacional.

Na época, o clube da capital espanhola exigia, entre outras coisas, a “criação de uma nova cobertura com desenho vanguardista, que proporcionasse uma mudança radical na fisionomia do estádio, além de cobertura de todos os assentos e localidades do equipamento esportivo”.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.