Tamanho do texto

Em partida no Equador, clube carioca perdeu por 1 a 0 e define vaga no Rio de Janeiro, diante da sua torcida

Na partida de ida pela primeira fase da Libertadores, o Botafogo acabou sendo derrotado por 1 a 0 para o Deportivo Quito-EQU, nesta quarta-feira, no Equador. Os alvinegros não sofreram tanto com a altitude de Quito, mas pouco fizeram em campo. Agora, os carioca vão definir sua vida na competição sul-americana na próxima semana, diante do seu torcedor.

Jorge Wagner disputa bola com rival do Deportivo Quito na estreia do Botafogo na Libertadores
AP
Jorge Wagner disputa bola com rival do Deportivo Quito na estreia do Botafogo na Libertadores

O confronto foi monótono durante grande parte dos 90 minutos. Somente no início, o Deportivo Quito aproveitou falha da zaga do Botafogo para fazer o gol da vitória, com Estupiñán. Os alvinegros foram pouco produtivos e tiveram sua melhor chance no início, com Ferreyra, que demorou para finalizar e acabou abafado pelo goleiro Ramirez.

Botafogo e Deportivo Quito voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, no Maracanã. Os alvinegros precisam da vitória por dois gols de diferença para avançar para a Fase de Grupos da Libertadores.

O jogo

A partida começou a todo vapor, com o Deportivo Quito tendo a primeira chance de abrir o placar com um minuto. Após cruzamento na área, Romero cabeceou cruzado, mas Jefferson fez grande defesa. A resposta do Botafogo veio no minuto seguinte. Ferreyra foi lançado, mas demorou para finalizar e acabou sendo travado pelo goleiro Ramirez.

Depois dos lances perigosos, o confronto seguiu movimentado, mas com as marcações das equipes levando a melhor sobre os ataques. Somente aos 13 minutos, Feraud recebeu na área, mas na hora de chutar foi travado por Dória. Os donos da casa passaram a dominar e cinco minutos depois abriu o placar em Quito. Após rebatida errada da zaga alvinegra, a bola sobrou para Estupiñán chutar cruzado, sem chance para Jefferson.

Após o revés, o Botafogo tentou equilibrar a partida e chegou a ter um leve domínio. No entanto, em um contra-ataque, o Deportivo Quito quase ampliou aos 27 minutos. Feraud foi lançado pela direita e chutou cruzado, assustando Jéfferson.

Com o passar do tempo, os donos da casa recuaram e viram o Botafogo buscar mais o ataque. No entanto, os alvinegros pouco produziram na parte ofensiva. Assim, os cariocas foram para o intervalo atrás no marcador.

Na etapa final, o panorama seguiu o mesmo, com as duas equipes buscando o ataque, mas sem muito perigoso. A primeira boa chance do segundo tempo aconteceu aos 11 minutos. Jorge Wagner tentou o gol olímpico, mas Ramirez conseguiu impedir a tempo o empate alvinegro.

Com o passar do tempo, nenhum dos times quis arriscar tomar um gol. Assim, a bola ficou concentrada entre as intermediárias. Finalizações somente de longa distância e longe de levar perigo.

Nos minutos finais, o Botafogo conseguiu pressionar os equatorianos em seu campo de defesa, mas desperdiçaram diversas chances de finalizar com perigo. Assim, os cariocas vão para o Maracanã com a obrigação da vitória.

FICHA TÉCNICA
DEPORTIVO QUITO-EQU 1 X 0 BOTAFOGO

Local: estádio Olímpico Atahualpa, em Quito (EQU)
Data: 29 de janeiro de 2014, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Cartões amarelos: Romero (Deportivo Quito); Jorge Wagner, Rodrigo Souto e Ferreyra (Botafogo)
GOL
DEPORTIVO QUITO: Estupiñán, aos 18min do primeiro tempo

DEPORTIVO QUITO: Ramirez, Chinga, González, Romero e Fuertes; Andrade, Vega, Bravo (Lara) e Feraud; Calderón e Estupiñán (Hansen)
Técnico : Juan Carlos Garay

BOTAFOGO: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Rodrigo Souto, Marcelo Mattos, Gabriel (Wallyson), Lodeiro, Jorge Wagner (Renato); Ferreyra (Elias)
Técnico: Eduardo Húngaro

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.