Tamanho do texto

Pré-temporada com time principal vai até o dia 22 de janeiro e início do Estadual será com time sub-23

Com os titulares ainda em pré-temporada, é o time sub-23 do Grêmio que iniciará a disputa do Campeonato Gaúcho. Neste domingo, às 17 horas (de Brasília), a garotada tricolor começa sua caminhada no estadual enfrentando o São José, no Passo d’Areia, em Porto Alegre. Este deve ser o primeiro de ao menos três jogos do time B gremista na competição.

Jogadores do Grêmio em treino da pré-temporada 2014
Lucas Uebel/Site oficial do Grêmio
Jogadores do Grêmio em treino da pré-temporada 2014

A tentativa do Grêmio é de fazer em 2014 com seu time B uma campanha melhor que a do ano passado. A garotada disputou ao todo oito jogos no estadual de 2013, conquistando apenas duas vitórias e um aproveitamento de 29,2%.

Porém, mesmo que mantenha o discurso de que buscar o título gaúcho e impedir o tetracampeonato do Inter seja importante, nada deve alterar o planejamento do clube, que utilizará os reservas ou juniores sempre que possa haver algum conflito com datas da Libertadores.

Nomes como o goleiro Follmann, o lateral Tinga, o volante Matheus Biteco e o centroavante Yuri Mamute participaram da campanha do ano passado do time sub-23. Há, porém, novidades para este ano: o zagueiro Rafael Thyere, que chegou a integrar o elenco profissional na reta final do brasileiro, é um deles. Outro é seu companheiro de defesa, o argentino Canavesio, uma das apostas da direção para este ano.

A última amostragem da equipe foi boa: na última quarta-feira, a garotada gremista massacrou a equipe do Sindicato dos Atletas Profissionais do RS por 13 a 1, em jogo-treino disputado no campo da PUCRS, em Porto Alegre. O atacante Luan, com três gols, foi o grande destaque.

O São José, que tem tido boas participações nos últimos estaduais, também obteve resultados satisfatórios nos últimos amistosos. Em dezembro, a equipe bateu o Cerâmica por 2 a 0 e o Inter B por 2 a 1. No último dia 11, ficou no 0 a 0 com o Esportivo, em Bento Gonçalves.

Em 2013, o Zequinha começou o estadual de forma arrasadora, ganhando seus quatro jogos iniciais sem sofrer gols, até levar 5 a 1 do Grêmio no Olímpico. Dali em diante, não venceu mais nenhuma vez - ficou todo o segundo turno sem marcar um gol sequer - e escapou do rebaixamento por muito pouco.

FICHA TÉCNICA
SÃO JOSÉ X GRÊMIO

Local: Estádio Passo d’Areia, em Porto Alegre (RS)
Data: 19 de janeiro de 2014, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Luís Teixeira Rocha
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison e Júlio César dos Santos

SÃO JOSÉ: Luís Carlos; Sebá, Everton, Vinícius e João Pedro; Fabinho, Willian, Maycon e Franciel; Zezinho e Jean
Técnico: Beto Campos

GRÊMIO: Follmann; Tinga, Rafael Thyere, Canavesio e Breno; Moisés, Matheus Biteco e Jeferson; Luan, Yuri Mamute e Everaldo
Técnico: Mabília

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.