Tamanho do texto

No primeiro jogo de Geraldo Delamore à frente do time gaúcho, equipe perdeu para rival recém-promovido

A estreia do Juventude no Campeonato Gaúcho não foi como os torcedores esperavam. Sob o comando de Geraldo Delamore, ex-auxiliar de Tite, e atuando no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o Papo perdeu para o São Paulo, equipe recém-promovida das divisões de acesso, pelo placar de 2 a 1. Os gols do triunfo visitante foram marcados por Guilherme e Michel, ao passo que o defensor Rafael Pereira anotou o tento alviverde.

Integrante do Grupo A, o Juventude, com o resultado negativo, vê o Brasil de Pelotas assumir a liderança. O clube xavante estreou com vitória sobre o Cruzeiro, no estádio da Baixada, pelo placar de 2 a 0. Nesta chave, também somam três pontos o Internacional, que venceu o São Luiz por 2 a 0, o Esportivo, que passou pelo Pelotas (3 a 2), e o São José, que superou o Grêmio, no duelo porto-alegrense, pelo placar mínimo.

O jogo - Nos primeiros instantes, o Juventude se mostrou perdido, dando espaço para o São Paulo criar boas oportunidades. Aos sete minutos, o atacante Jéfferson Chumbinho recebeu em liberdade, mas finalizou por cima do travessão. A resposta do Papo veio aos 18, em cabeçada de Zulu, que passou rente ao travessão de Pablo. Porém, três minutos mais tarde, o arqueiro alviverde se esticou para evitar o primeiro gol dos visitantes, em conclusão forte do atacante Ray.

Melhor na partida, o São Paulo seguiu pressionando e inaugurou o placar aos 27 minutos. Em cruzamento de Wanderley, Fernando tentou afastar de soco, mas carimbou o zagueiro Guilherme. A bola tocou no defensor visitante e tomou o sentido contrário, balançando as redes do Alfredo Jaconi.

Com dificuldades para criar, o Juventude chegou à igualdade através da bola parada. Aproveitando cobrança de escanteio, o zagueiro Rafael Pereira testou firme, no ângulo esquerdo de Pablo. Porém, na segunda etapa, o São Paulo surpreendeu e voltou a balançar as redes. Aos 42 minutos, Michel, que havia entrado no lugar do atacante Jéfferson Chumbinho, aproveitou uma falha na zaga alviverde e concluiu firme, sem dar chances para Fernando, selando o triunfo dos visitantes.

Na próxima rodada, o Juventude visita o São Luiz, em Ijuí. A partida será nesta quarta-feira, às 20h30 (de Brasília), no estádio 19 de Outubro. No mesmo dia e horário, o São Paulo recebe o Brasil de Pelotas, no estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande.

Rivais do Papo empatam - Jogando no estádio Antônio David Farina, o Caxias visitou o Veranópolis e arrancou um empate, pelo placar de 2 a 2. Autor do primeiro gol grená, o atacante Lucas Dantas deixou a partida ainda no primeiro tempo, após fraturar a tíbia em dividida com o goleiro César.

Lucas Dantas segue aos cuidados da equipe médica do Hospital São Pelegrino Laziozzi e passará por uma avaliação mais criteriosa. Porém, é certo que o dianteiro está fora do Campeonato Gaúcho, amargando um estaleiro de, no mínimo, seis meses.

Confira todos os resultados da rodada inaugural do Campeonato Gaúcho:

Sábado
Internacional 2x0 São Luiz
Esportivo 3x2 Pelotas

Domingo
São José 1x0 Grêmio
Brasil de Pelotas 2x0 Cruzeiro
Lajeadense 0x0 Passo Fundo
Aimoré 1x2 Novo Hamburgo