Tamanho do texto

Atualmente, o plantel comandado pelo treinador Gilson Kleina conta com quatro jogadores de outros países

Tradicional clube do futebol brasileiro, o Palmeiras viverá momento histórico em 26 agosto de 2014 ao completar o centenário de sua fundação. Agremiação de origem italiana, a equipe alviverde pode registrar recorde curioso justamente no ano em que celebra 100 anos de sua criação: maior número de estrangeiros no elenco.

Valdivia é o principal gringo do elenco do Palmeiras
Marcello Zambrana/Gazeta Press
Valdivia é o principal gringo do elenco do Palmeiras

Atualmente, o plantel comandado pelo treinador Gilson Kleina conta com quatro atletas de outros países: Jorge Valdivia (Chile), Victorino (Uruguai), Sebastian Eguren (Uruguai) e William Mendieta (Paraguai). Entretanto, ainda há expectativa de que o clube alviverde anuncie nos próximos dias a contratação do lateral direito paraguaio Jorge Moreira, que atua pelo Libertad.

Caso o acerto com o jogador sul-americano seja confirmado, o time paulista terá cinco atletas estrangeiros em seu elenco, sendo este o recorde obtido desde sua fundação. Anteriormente, o clube alviverde contou com quatro estrangeiros em quatro temporadas diferentes (1944, 1945, 1953 e 2013).

Estreia do Palmeiras na Copa do Brasil será na Arena Pantanal

Neste momento, o Palmeiras esbarra em questões financeiras para alcançar o recorde de jogadores de outros países na história da agremiação. A diretoria do clube alviverde já acertou todos os valores com Moreira e seu empresário, mas ainda busca os ajustes finais com os detentores dos direitos econômicos do atleta.

Em ação iniciada por Palmeiras, Grêmio e Internacional, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aumentou o número de estrangeiros que podem entrar em campo por um time nacional. No último ano, apenas três jogadores de fora poderiam atuar, enquanto em 2014 serão permitidos cinco atletas.

O italiano Luigi Salvatore Fabbi foi o primeiro estrangeiro a jogar pela equipe paulista, em 1915. O argentino Echevarrieta, que defendeu o Palmeiras entre 1939 e 1942, é o maior artilheiro de outro país na história do time, tendo marcado 114 gols em 127 partidas.

Confira os anos em que o Palmeiras teve mais estrangeiros em seu elenco:

2014 -
Jorge Valdivia, William Mendieta, Sebástian Eguren e Mauricio Victorino
2013 - Jorge Valdivia, Hernán Barcos, William Mendieta e Sebástian Eguren
1953 - Luiz Villa, Ponce de León, Rafagnelli e Herrera
1945 - Villadoniga, González, Dacunto e José Villalba
1944 - Villadoniga, González, Dacunto e José Villalba

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.