Tamanho do texto

Temporada ruim em 2013 obriga time do Morumbi a reencontrar vitórias para diminuir pressão na temporada

Antonio Carlos, zagueiro do São Paulo
Site Oficial/saopaulofc.net
Antonio Carlos, zagueiro do São Paulo

O zagueiro Antônio Carlos tem motivos para valorizar os torneios estaduais. Tetracampeão (ganhou três Cariocas e um Paranaense), o jogador do São Paulo já foi até o grande herói de uma conquista - em 2005, marcou um gol de nuca para sacramentar a vitória do Fluminense por 3 a 1 sobre o Volta Redonda e garantir o título.

Deixe seu comentário para a notícia

"Até hoje, ainda não entrei nessa de ter feito o gol do título. Mas fico feliz pela recordação. É difícil um zagueiro ser decisivo assim, ainda mais aos 47 minutos do segundo tempo. Estou trabalhando forte para conquistar mais um Estadual", comentou o defensor de 30 anos, que já vivenciou dias de artilheiro em sua passagem pelo São Paulo.

O Campeonato Carioca de 2005 foi justamente o primeiro torneio vencido por Antônio Carlos como profissional. Seus outros títulos estaduais no Rio de Janeiro foram erguidos pelo Botafogo (em 2010 e em 2013). Pelo Atlético-PR, ele ganhou o Paranaense de 2009.Adicionar o Campeonato Paulista à galeria de troféus, contudo, não se trata apenas de uma vaidade pessoal de Antônio Carlos. O zagueiro sabe que o Estadual poderá amenizar as cobranças sobre o São Paulo, que caiu em descrédito com a sua torcida após lutar contra o rebaixamento no último Campeonato Brasileiro e ser eliminado pela Ponte Preta na Copa Sul-americana.

"O Estadual é o primeiro compromisso do ano e serve para dar uma força maior ao time. Quando você não ganha esse título, todo o mundo fica triste. Quando ganha, dizem que não foi mais do que a obrigação. Mas é claro que nos daria uma tranquilidade maior para trabalhar. Vamos ficar focados", discursou.

O Paulista tem ainda mais importância para o São Paulo por conta do jejum de títulos na competição - a última conquista veio em 2005, exatamente quando Antônio Carlos levou o Carioca pelo Tricolor do Rio de Janeiro. "Um clube como o São Paulo não pode ficar tanto tempo sem ganhar um Estadual", avisou o defensor.

O São Paulo pouco se reforçou para aliviar a pressão que enfrenta com o título paulista - o único contratado até o momento foi o lateral direito Luis Ricardo, vindo da Portuguesa. O que não tirou a confiança de Antônio Carlos. "Não vejo muitas equipes diferentes da nossa. É claro que alguns contrataram mais, como o Palmeiras, mas podemos brigar de igual para igual com todo o mundo", assegurou.

A estreia do São Paulo de Antônio Carlos no Campeonato Paulista será contra o Bragantino, na tarde de domingo, fora de casa. O time do Morumbi integra o grupo A do torneio, que também conta com Comercial, Atlético Sorocaba, Penapolense e Linense.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.