Tamanho do texto

Alberto Helena diz que ídolo do passado só perde de Pelé, enquanto Michel Laurence vê CR7 com mais potencial

Cristiano Ronaldo e Eusébio, os dois maiores jogadores da história de Portugal
Facebook/Reprodução
Cristiano Ronaldo e Eusébio, os dois maiores jogadores da história de Portugal

Eusébio e Cristiano Ronaldo jogaram em épocas totalmente diferentes do futebol, mas uma pergunta inevitável voltou à tona após a morte do "Pantera Negra" , no último final de semana: quem foi o melhor jogador da história de Portugal?

Milhares prestam homenagem no enterro do 'rei' Eusébio em Portugal

No ano passado, quando questionado sobre o assunto, Eusébio se defendeu. "Agora é mais fácil jogar futebol. Eu nunca atuei contra Liechtenstein, contra Azerbaijão. É triste. Fico triste, porque não se pode fazer essa comparação, é impossível", comentou o ex-atleta, falecido aos 71 anos de idade.

De fato, comparar os momentos de ambos é difícil, mas os números dentro de campo favorecem ao ídolo do passado. Nesta segunda-feira, diante do Celta de Vigo, Cristiano Ronaldo chegou ao 400º gol de sua carreira em 651 jogos disputados, referente a uma média de 0,61 gol por partida.

Para você, quem foi melhor? Cristiano Ronaldo ou Eusébio? Comente!

Já Eusébio fez 715 jogos oficiais ao longo da sua carreira, que durou entre 1957 e 1980, anotando 727 gols, o equivalente a uma média de 1,01 gol por duelo. Pela seleção, CR7 tem 47 gols em 109 jogos, enquanto Eusébio anotou 41 tentos em menos partidas, apenas 64.

Veja: Pelé lamenta morte do 'irmão' Eusébio: 'Ficamos amigos na Copa de 66'

Para o jornalista Alberto Helena Júnior, Eusébio sempre será melhor que Cristiano Ronaldo. Segundo o especialista, o ídolo do Benfica só fica atrás de Pelé como maior jogador da história do futebol. 

"Eusébio foi melhor. Ele era um jogador que pegava a bola no meio de campo, driblava todo mundo e fazia o gol. É o cara mais próximo do Pelé que eu vi jogar. Só não foi campeão mundial interclubes porque teve azar de pegar justamente o Santos do Pelé, melhor time da história", disse em entrevista exclusiva ao iG .

Confira imagens de Eusébio e Cristiano Ronaldo:

O também jornalista Michel Laurence, que viu Eusébio atuar no seu auge, concorda que ex-ídolo leva vantagem sobre Cristiano Ronaldo nas estatísticas, mas acha que o astro do Real Madrid tem tudo para ultrapassar a lenda portuguesa e se transformar no maior jogador do país europeu no futuro. 

Imprensa mundial destaca a morte de Eusébio. Confira as capas

"Jogador por jogador, Eusébio era melhor. Mas o Cristiano Ronaldo vai passar para história o que foi o Eusébio, até por estar no Real Madrid, um clube eternamente gigante do futebol. A história vai tender para o Ronaldo, até porque a mídia hoje em dia é bem mais forte do que naquela época", avaliou o jornalista.

Se por um lado conflitam na opinião sobre quem foi o melhor jogador de todos os tempos em Portugal, Alberto Helena e Michel Laurence concordam quando questionados sobre a importância de Eusébio no crescimento e desenvolvimento do futebol luso.

E mais: Cristiano Ronaldo, Figo e José Mourinho lamentam a morte de Eusébio

"Ele teve uma importância incomensurável. Portugal sempre foi um futebol de terceiro nível no ponto de vista mundial, mas Eusébio elevou ao nível de primeiro patamar", disse Alberto Helena. "A velocidade do Eusébio era algo surpreendente, inacreditável. Além de ter bom dominio de bola e um chute muito poderoso", completou Michel.

Eusébio esteve na apresentação de Cristiano Ronaldo ao Real Madrid
Getty Images
Eusébio esteve na apresentação de Cristiano Ronaldo ao Real Madrid

Eusébio jogou apenas uma Copa, a de 1966, onde foi artilheiro com nove gols, carrasco do Brasil de Pelé e levou a seleção de Portugal à terceira colocação daquele ano - Cristiano Ronaldo foi 4º colocado no Mundial de 2006 com apenas um gol anotado. O jogador do Real ainda participou da Copa de 2010 e também só anotou um tento, caindo nas oitavas de final.

Nos clubes, os dois ganharam uma vez a Copa dos Campeões da Europa, por Benfica e Manchester United, mas Eusébio levou o clube português a outras três finais na década de 1960.

Já em relação aos prêmios individuais, ambos levaram duas Chuteiras de Ouro cada (maiores goleadores da Europa). Cristiano Ronaldo ganhou também o título de melhor do mundo pela Fifa em 2008 e foi eleito por oito vezes o jogador português do ano. Eusébio ganhou a eleição no seu país em duas oportunidades e foi eleito o melhor jogador da Europa uma vez.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.