Tamanho do texto

Os dois atacantes somam 19 gols em torneios nacionais. Cristiano Ronaldo é o terceiro da lista, com 18 tentos

Diego Costa comemora gol do Atlético de Madri no Espanhol
Francisco Seco/AP
Diego Costa comemora gol do Atlético de Madri no Espanhol

Dois sul-americanos estão na briga pelo Bota de Ouro de 2013, reconhecimento dado ao goleador deste período em competições nacionais. Os atacantes Diego Costa, brasileiro naturalizado espanhol, do Atlético de Madri, e Luís Suárez, uruguaio que defende as cores do Liverpool, tem 19 gols marcados no ano e acirram a disputa pelo prêmio.  Entretanto, o uruguaio pode ficar na frente, já que jogará duas partidas ainda neste ano.

Quem leva o Bota de Ouro? Comente com outros leitores

Detentor da artilharia do Campeonato Espanhol, Diego Costa já balançou as redes em 19 oportunidades em La Liga . Levando em consideração as competições internacionais, que não são consideradas pelo regulamento da Bota de Ouro, o atacante colchonero tem 23 gols, já que anotou quatro vezes na Liga dos Campeões da Europa. Enquanto só volta a jogar em 2014, o brasileiro vê seu rival com boas possibilidades de alcançá-lo, já que o Liverpool mede forças contra Manchester City, nesta quinta-feira, e Chelsea, no sábado.

Luis Suárez é goleador do Liverpool e concorrente ao Bota de Ouro
Getty Images
Luis Suárez é goleador do Liverpool e concorrente ao Bota de Ouro


Indicado ao prêmio Bola de Ouro, Cristiano Ronaldo aparece no terceiro posto, com 18 gols. O português já conquistou duas Botas de Ouro, nas temporadas de 2007/2008, defendendo o Manchester United-ING, e 2010/2011, com o Real Madrid-ESP. O camisa 7 merengue ainda conta com nove gols marcados na Liga dos Campeões da Europa, fato que poderia lhe dar o prêmio, caso os tentos nas demais competições fossem considerados.

Atual vencedor do prêmio, Lionel Messi marcou apenas oito vezes na temporada, tendo menos da metade dos gols anotados por Diego Costa e Luis Suárez.