Tamanho do texto

Time paranaense aposta em Dado Cavalcanti para evitar o sufoco que sofreu na reta final do último Brasileirão

O novato Dado Cavalcanti irá comandar o Coritiba na temporada 2014
Divulgação/Coritiba
O novato Dado Cavalcanti irá comandar o Coritiba na temporada 2014

Tudo o que o Coritiba mais sonha para a temporada de 2014 é repetir ao longo do próximo ano o desempenho do primeiro semestre de 2013. Após um início animador, embalado pela volta do ídolo Alex, a conquista do tetracampeonato estadual e uma ótima largada no Brasileiro,quando ocupou as primeiras posições nas rodadas iniciais, o clube foi definhando na segunda metade do ano.

A queda de rendimento foi tão grande que a diretoria jogou no lixo a política de trabalho a longo prazo, demitiu o técnico Marquinhos dos Santos, contratou e demitiu Péricles Chamusca e sob o comando do ex-jogador Tcheco, acabou conseguindo escapar do rebaixamento à Série B apenas na última rodada.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Em uma espécie de retomada do caminho perdido, o Coritiba resolveu apostar novamente em um técnico sem grife, mas com potencial. Depois de fazer um excelente trabalho no Mogi Mirim no último Campeonato Paulista, Dado Cavalcanti repetiu a dose com o Paraná Clube, desta vez durante a recém-encerrada Série B, quando brigou por uma vaga para a primeira divisão nacional até o final do campeonato.

Mercado da bola:  veja o entra e sai de atleta e os boatos que envolvem seu clube

Confirmado no comando do clube no último dia 13, Dado, de apenas 32 anos, terá que superar a desconfiança da torcida em ver que o treinador é mais novo do que boa parte do elenco. Para superar o receio dos torcedores, Dado conta com a permanência de Alex como seu principal jogador em 2014. Durante sua apresentação, o treinador revelou uma conversa com o veterano meia, quando falaram sobre o planejamento da próxima temporada, e acredita que ele aceitará seguir no Coritiba.

A manutenção do meia Alex é a principal prioridade da diretoria do Coritiba
JOKA MADRUGA/FUTURA PRESS
A manutenção do meia Alex é a principal prioridade da diretoria do Coritiba


Prioridades

O maior desafio de Dado Cavalcanti no comando do Coritiba será alcançar o objetivo que fracassou em 2013, diante da péssima campanha no Campeonato Brasileiro: conseguir uma vaga na Copa Libertadores de 2015, seja através do próximo Brasileirão ou vencendo a Copa do Brasil do ano que vem. Para isso, o clube já decidiu que repetirá a estratégia do rival Atlético-PR e colocará o time Sub 20 para a disputa do Campeonato Paranaense, reforçado por alguns atletas do time principal que vinham sendo poucos aproveitados, como o atacante Keirrison. O time deverá usar sua força máxima apenas a partir das quartas de final.

Elenco

Além da prioridade em assegurar a permanência do meia Alex no elenco, a diretoria do Coritiba sabe que será necessário investir em reforços no ataque e meio-campo. Entre as opções, estariam jogadores que já atuaram pelo clube, como o atacante Rafinha (atualmente no Al-Shabab, da Arábia Saudita), o meia Davi (que está no Guangzhou, da China) e o volante Léo Gago (do Grêmio). O maior obstáculo para a concretização das negociações são os altos salários, especialmente dos jogadores que atuam no exterior, e também os contratos em vigor. Outra opção para o ataque seria o atacante Zé Love, ex-Santos e que vem sendo pouco aproveitado no Genoa, da Itália.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.