Tamanho do texto

Edilson e Bolívar renovaram contrato e outros jogadores negociam permanência com a diretoria

A confirmação de que Eduardo Hungaro será o treinador do Botafogo em 2014 deu o pontapé inicial para a definição do elenco para a próxima temporada. Nos dias que estão por vir alguns anúncios serão feitos pela diretoria, que até o momento já confirmou as renovações de contrato do lateral-direito Edilson e do zagueiro Bolívar. A permanência de outros jogadores também será efetivada, assim como a preparação de uma barca com nomes que não fazem mais parte dos planos da comissão técnica.

Comente esta notícia com outros torcedores

No gol, Jéfferson tem presença certa assegurada no elenco. Como Milton Raphael e Luiz Guilherme foram emprestados, o terceiro goleiro será oriundo das categorias de base. Já o posto de segundo goleiro, que hoje é de Renan, pode ficar vago caso o jogador manifeste o desejo de ser negociado. Porém, a ideia do Botafogo é mantê-lo, já que o atleta ganharia a chance de jogar praticamente todo o Campeonato Carioca, uma vez que a ideia é usar os titulares prioritariamente na Copa Libertadores. Assim, Renan seria preparado para uma possível saída de Jéfferson após a Copa do Mundo.

Nas laterais, Edilson e Lucas estão confirmados pelo lado direito, assim como Gilberto, revelado nas categorias de base. Pelo lado esquerdo Julio Cesar está certo e o clube procura um reserva, já que Lima não faz parte dos planos da comissão técnica. Para essa posição o Glorioso vai ao mercado, mas provavelmente para trazer um nome capaz de compor o elenco.

Na zaga, Bolívar e Dória estão garantidos, assim como o reserva Dankler. O quarto posto ficará mesmo com André Bahia, já que o Botafogo vai usar a clausula de renovação automática presente no atual contrato do jogador, que se encerra em 31 de dezembro. Rodrigo Defendi já foi informado que não faz parte dos planos e liberado para procurar outro clube.Os volantes Marcelo Mattos, Gabriel e Renato estão nos planos de Hungaro. Só que Gabriel pode receber nos próximos dias uma proposta do Porto, o que tornaria complicada a sua permanência. O contrato de Renato acaba no meio do ano e o meio-campista ainda não foi procurado pela diretoria.

Os meias Lodeiro, Seedorf e Hyuri também estão garantidos. O uruguaio tem propostas de fora do país, mas já manifestou o desejo de ficar no Glorioso até a Copa do Mundo para não correr o risco de ficar de fora do Mundial por conta de problemas de adaptação a um novo clube. Cidinho, Daniel e Jeferson Paulista, revelados nas categorias de base, permanecem para compor o elenco.

No ataque, Rafael Marques deverá permanecer, embora tenha sondagens de Cruzeiro e Corinthians. Não houve um acordo com a Raposa e como ele pretende disputar a Copa Libertadores. Bruno Mendes tem sondagens de Atlético-PR e de clubes de fora, porém Hungaro gosta do futebol do atleta e vai perdir a sua permanência. Sassá, outra cria das categorias de base, deverá ser emprestado para adquirir mais experiência, mas sem os valores dos seus direitos federativos fixados.

A ideia da diretoria é ter boa parte do elenco fechada em 2 de janeiro, quando o grupo se reapresenta das férias e começa a se preparar para os confrontos com o Deportivo Quito.