Tamanho do texto

Presidente da Fifa ignorou feito do time brasileiro em 2000, finalista e campeão como representante do anfitrião

Em Marrocos, Blatter esqueceu do título do anfitrião Corinthians em 2000
Matthias Schrader/AP
Em Marrocos, Blatter esqueceu do título do anfitrião Corinthians em 2000

Em análise do Mundial de Clubes de 2013, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, esqueceu-se daquela que é considerada pela própria entidade a primeira edição da competição, em 2000. Ao comentar a classificação do Raja Casablanca à final no Marrocos, ele apontou a equipe como a primeira representante local a decidir o título.

Deixe seu comentário. Blatter cometeu uma gafe ou falou a verdade?

"O campeão africano (Al Ahly) foi eliminado, mas o anfitrião convidado foi para a decisão. Pela primeira vez temos uma final em que não estão dois campeões continentais, mas será a decisão entre as duas melhores equipes da disputa", afirmou o dirigente.

O próprio Blatter entregou, em 14 de janeiro de 2000, a taça do Mundial a Freddy Rincón. O capitão do Corinthians, que era o representante do país-sede naquela competição, ergueu o troféu após um empate por 0 a 0 com o Vasco, no Maracanã, seguido de vitória do time do Parque São Jorge nos pênaltis.

No confuso sistema adotado pela Fifa naquele ano, o Corinthians foi escolhido como anfitrião por ter sido o campeão brasileiro de 1998. A equipe legitimou sua participação conquistando também o Nacional em 1999, mas o mesmo não aconteceu com o Vasco, vencedor da Copa Libertadores de 1998. O Palmeiras foi o campeão sul-americano de 1999 e não participou da competição, com sedes em São Paulo e Rio de Janeiro.

O Mundial não teve sequência imediata, por questões comerciais, e voltou a ser disputado em 2005, já nos moldes atuais, com triunfo do São Paulo. De lá para cá, com a maior parte das edições realizadas no Japão, realmente nenhum time da casa havia chegado à decisão, como o Raja Casablanca fez agora.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.