Tamanho do texto

Héverton havia sido suspenso, mas atuou na última rodada do Brasileirão. "Não estou sabendo desse julgamento. Se ele ocorreu mesmo, erramos", disse Alexandre Faganello

Héverton em ação pela Portuguesa
Leandro Martins/Futura Press
Héverton em ação pela Portuguesa

A Portuguesa poderá perder o seu lugar na Série A do Campeonato Brasileiro de 2014 para o Fluminense. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) analisa uma suposta escalação irregular do meia Héverton, na última rodada, o que tiraria quatro pontos do clube paulista.

Comente esta notícia com outros torcedores

De acordo com Paulo Schmitt, procurador do STJD, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já comunicou o tribunal a respeito do problema. A denúncia contra a Portuguesa deverá ser formalizada nesta quarta-feira.

Punido com dois jogos de suspensão na sexta-feira (já havia cumprido um, na vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta), Héverton entrou em campo aos 32 minutos do segundo tempo da partida contra o Grêmio, no domingo. O confronto disputado no Canindé terminou empatado sem gols.

'Se o julgamento ocorreu, erramos', diz auxiliar da Lusa sobre jogador irregular

O caso se enquadra no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) - "incluir na equipe, ou fazer constar na súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar da partida" -, que prevê perda do número de máximos de pontos de uma partida (três), além daquele conquistado no jogo. Ainda há risco de multa de R$ 100 a R$ 100.000.

Dessa forma, a Portuguesa perderia quatro pontos (três, em função do erro, e mais um do empate com o Grêmio), passando a totalizar 44 na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. O Fluminense acabou rebaixado com 46.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.