Tamanho do texto

Equipe paranaense voltou para a Série A em 2013, fez bela campanha e finalizou o Brasileirão na terceira posição

Atlético-PR voltou à Série A neste ano e já conseguiu vaga na Libertadores de 2014
CLEBER YAMAGUCHI/Agência Eleven/Gazeta Press
Atlético-PR voltou à Série A neste ano e já conseguiu vaga na Libertadores de 2014

Apesar dos distúrbios entre as torcidas de Atlético-PR e Vasco, a goleada do Furacão por 5 a 1, aplicada neste domingo, garantiu ao clube rubro-negro uma vaga na Copa Libertadores da próxima temporada. A conquista iguala o feito de Palmeiras e Grêmio, até então os únicos na história dos pontos corridos que, por meio do Brasileirão, conquistaram vaga na competição continental na temporada seguinte ao acesso.

Deixe o seu recado e comente esta notícia com outros torcedores

Nas onze edições do Campeonato Brasileiro que foram disputadas em pontos corridos, apenas dois clubes haviam conseguido terminar a competição no G4 no ano posterior a subir para a elite. Em 2004, quando a primeira divisão nacional contou com 24 clubes, o Palmeiras ficou na quarta posição, com 79 pontos e 57,2% de aproveitamento, e conseguiu vaga na Libertadores após ter subido em 2003. Duas temporadas depois, com a primeira divisão disputada por 20 equipes, o feito foi repetido pelo Grêmio, que alcançou a terceira colocação, com 67 pontos e 58,77% de proveito.

Leia mais: Recém-promovidos à elite têm melhor aproveitamento dos pontos corridos

Com a campanha deste ano, o Furacão é o terceiro a atingir essa marca. O Corinthians, por exemplo, esteve na Libertadores dois anos depois de disputar a segunda divisão nacional, mas a vaga foi conquistada com o título da Copa do Brasil de 2009 e não por meio da primeira divisão nacional. Houve ainda quem conquistasse a vaga e disputasse a competição continental enquanto jogava a Série B do Campeonato Brasileiro, casos de Santo André e Paulista.

O lugar na principal competição da América do Sul coroa a ótima temporada do Atlético-PR. Além de ter chegado à final da Copa do Brasil, o Rubro-Negro termina o Campeonato Brasileiro com 64 pontos e 56,1% de aproveitamento. A terceira colocação é a segunda melhor do Furacão na era dos pontos corridos, sendo superada apenas pelo vice-campeonato de 2004.

No ano que vem, o clube paranaense disputa a quarta Copa Libertadores de sua história. A melhor colocação do Atlético-PR no torneio foi o vice-campeonato de 2005, quando, não podendo atuar em seu próprio estádio, caiu diante o São Paulo na final.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.