Tamanho do texto

Pela primeira vez, duas equipes do Rio de Janeiro jogarão a Série B no mesmo ano. Ambos caíram após os resultados dos jogos deste domingo

Rafael Sobis chora após queda do Fluminense
Eduardo Martins/A Tarde/Futura Press
Rafael Sobis chora após queda do Fluminense

Pela primeira vez desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos, dois times grandes do Rio de Janeiro foram rebaixados no mesmo ano. Vasco e Fluminense , que já haviam passado por essa vergonha em momentos distintos, caíram juntos em 2013 e garantiram um inédito clássico na segunda divisão.

Leia mais: Fluminense vira sobre o Bahia, mas vai não consegue evitar novo rebaixamento

Antes do início da rodada de encerramento do Brasileirão, neste fim de semana, apenas Náutico e Ponte Preta já estavam matematicamente confirmados na degola. Fluminense e Vasco ocupavam as outras duas vagas na área do perigo e sabiam que apenas um deles poderia escapar, mas nenhum dos dois se livrou da queda.

Veja também: Vasco é goleado pelo Atlético-PR e vai jogar a Série B no próximo ano

O Fluminense tinha a situação mais delicada, já que precisava de uma combinação de resultados mais complicada. O time do técnico Dorival Júnior até venceu por 2 a 1 seu compromisso diante do Bahia, em Salvador, mas não se salvou porque o Coritiba derrotou o São Paulo e permaneceu na elite.

Confira classificação, tabela de jogos, artilharia e notícias do Campeonato Brasileiro

Já o Vasco teve um capítulo ainda mais doloroso. Na Arena Joinville, vascaínos e atleticanos entraram em confronto nas arquibancadas, o que resultou na ida de quatro torcedores para o hospital, sendo um deles em estado grave. Depois da possibilidade até de ser adiado, o jogo foi reiniciado e terminou com goleada por 5 a 1 do Atlético-PR.

Deixe seu recado e comente esta notícia com outros leitores

Em 2008, o Rio de Janeiro quase perdeu duas equipes na elite do futebol nacional, justamente com as duas protagonistas desta temporada. Porém, na ocasião, apenas o Vasco caiu, enquanto o Tricolor das Laranjeiras se recuperou nas últimas rodadas e ficou só um ponto à frente da zona de queda.

Já os outros três principais centros do futebol nacional (São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais) não tiveram dois clubes grandes rebaixados juntos desde o início dos pontos corridos, em 2003.

Caras novas na elite em 2014

Enquanto os dois rivais cariocas fazem o caminho à segunda divisão, outro grande nacional está de volta à elite em 2014. O Palmeiras foi o campeão da Série B deste ano com tranquilidade e disputará a primeira divisão novamente, acompanhado por Chapecoense, Sport e Figueirense.

O Palmeiras, que caiu em 2012, precisou de apenas um ano para garantir seu retorno, sendo campeão da Série B pela segunda vez em sua história (caiu em 2002 e subiu em 2003 também). O time paulista estará na Série A justamente no ano em que comemora seu centenário.

*com Gazeta Press

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.