Tamanho do texto

Empate do Fluminense com o Atlético-MG no sábado definiu queda da equipe do interior paulista. Portuguesa precisa de pontos para afastar risco de queda

Na penúltima colocação da Série A do Campeonato Brasileiro, a Ponte Preta está oficialmente rebaixada antes mesmo de enfrentar a Portuguesa, às 17h no Moisés Lucarelli. Com 36 pontos, a Macaca entrará em campo já rebaixada. Como o Fluminense, primeiro time fora da zona da degola, empatou com o Atlético-MG e foi a 43 pontos, a Ponte não tem mais como deixar as últimas posições.

Veja a classificação, tabela de jogos, notícias e artilharia do Campeonato Brasileiro

Ainda que possa não valer nada para a Macaca, a partida representa muito para a Portuguesa, que ainda está ameaçada pelo risco de rebaixamento. A Lusa soma 44 pontos e, em caso de derrota, pode terminar a 37ª rodada, a penúltima do Brasileirão, na zona da degola. Por outro lado, o time paulistano pode garantir a permanência se vencer e o Coritiba não derrotar o Botafogo.

"É o jogo mais importante do ano. Será bom se pudermos resolver no domingo, mas sabemos que o campeonato é nivelado e será mais um jogo difícil, na casa da Ponte Preta", afirmou o lateral esquerdo Rogério.

Diante das dificuldades de permanecer na Série A e da possibilidade de conquistar o título da Copa Sul-americana - que tem a primeira final marcada para a próxima quarta-feira, no estádio do Pacaembu, em São Paulo -, o técnico Jorginho deve escalar somente reservas para enfrentar a Portuguesa.

"Não sabemos ainda o que o Jorge vai fazer, mas a palavra que define mais esse grupo é ‘comprometimento’. Um se esforça para ajudar o outro, e todos jogam pela Ponte Preta. Então, quem entrar no domingo, vai dar seu melhor", afirmou o volante Fernando Bob, que provavelmente não estará em campo neste domingo.

Relegado ao banco de reservas após a chegada do técnico Jorginho, o atacante William deve começar jogando. Com 14 gols, o atacante está a quatro de Éderson, do Atlético-PR, artilheiro do Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA X PORTUGUESA

Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data: 01 de dezembro de 2013, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Danilo Ricardo Simon Manis (ambos de SP)

PONTE PRETA: Edson Bastos, Régis, Betão, Ferron e Ferrugem; Magal, Alef, Adrianinho e Chiquinho; Adailton e William
Técnico: Jorginho

PORTUGUESA: Lauro; Luís Ricardo, Lima, Valdomiro e Rogério; Willian Arão, Bruno Henrique, Moisés e Souza; Wanderson e Gilberto
Técnico: Guto Ferreira