Tamanho do texto

Time gaúcho tem 61 pontos contra 59 do Goiás. Quem perder pode deixar escapar a vaga

Eliminados na semifinal da Copa do Brasil, Grêmio e Goiás disputam neste domingo, em Porto Alegre, uma verdadeira decisão. Pode ser a última chance de ambos de conquistarem uma vaga na próxima Libertadores. Na Arena, o Grêmio, 3º colocado, com 61 pontos, recebe a equipe esmeraldina, que vem logo atrás na tabela, com 59.

Goiás venceu o duelo do primeiro turno contra o Grêmio em grande noite de Walter
Carlos Costa/Futura Press
Goiás venceu o duelo do primeiro turno contra o Grêmio em grande noite de Walter

Veja a classificação, tabela de jogos, notícias e artilharia do Campeonato Brasileiro

Hoje, tanto Grêmio como Goiás estariam se classificando para a fase preliminar da Libertadores de 2014. No entanto, ambos desejam a vitória, e não das duas equipes é obter o vice-campeonato nacional, para assim conquistarem vaga direta à fase de grupos do torneio continental. Além disso, um possível título da Ponte Preta na Copa Sul-Americana retiraria uma vaga à Libertadores via Brasileiro, transformando o G-4 em G-3. Neste caso, o Goiás hoje é quem ficaria de fora.

Como ambos entram pensando na vitória, a tendência é de um jogo franco em Porto Alegre. Em seu tradicional mistério, o técnico Renato Gaúcho deve repetir a formação que empatou com a Ponte Preta no último domingo, embora a atuação do Grêmio não tenha sido boa em Campinas. Ela inclui Vargas no ataque e Zé Roberto no meio: uma equipe no 4-3-3, com o paraguaio Riveros sendo o estrangeiro que sobra da relação.

O zagueiro Rhodolfo, que não participou dos primeiros treinos da semana devido a dores musculares, não preocupa e deve ir para o jogo ao lado de Bressan na zaga. Na frente, Kleber teve sua pena de dois jogos reduzida no STJD e está liberado para atuar. Ele havia sido condenado por conta de sua expulsão na vitória sobre o Botafogo, no começo de outubro.

O foco gremista é total na partida deste domingo. Há promoção de ingressos para que o estádio receba um público de ao menos 40 mil torcedores. Além disso, ninguém na Arena admite falar em quem será o técnico da equipe para 2014. O diretor de futebol Rui Costa garantiu que Renato Gaúcho é o único técnico com quem o clube conversou até agora, e afirmou que há um pacto dentro do vestiário para que só se toque neste assunto após o término do Brasileirão.

Tradicional "touca" do Grêmio, o Goiás vem a Porto Alegre precisando de vitória. O último jogo entre as duas equipes pode servir de inspiração: no Serra Dourada, na penúltima rodada do primeiro turno, o time esmeraldino venceu o Grêmio por 2 a 0, dois gols do artilheiro Walter.

Ex-auxiliar do Internacional, Enderson Moreira conhece bem o Grêmio, e sabe que a parada em Porto Alegre será duríssima para a sua equipe, e minimizou a derrota por 4 a 1 para o Atlético-MG no último sábado. O resultado encerrou uma sequência de dez jogos sem derrota do time goiano na competição.

"O placar contra o Atlético chama a atenção, mas sabemos que nossa equipe é capaz de fazer bons jogos. Quando um time passa dez rodadas sem perder, acaba ficando mais perto da derrota do que de aumentar a sequência. Temos de levantar a cabeça, pois talvez fosse pior se acontecesse no próximo domingo, que é confronto direto. Temos de nos restabelecer, porque vai ser outra guerra contra o Grêmio", avaliou.

Ao contrário do Grêmio, o Goiás tem desfalques importantes para a decisão deste domingo. O zagueiro Rodrigo, suspenso, não enfrentará seu ex-clube. Já David, que não renovou contrato e deve ir para o Atlético-MG em 2014, também não atua. Valmir Lucas e Thiago Mendes são os mais cotados para começar a partida. Por outro lado, Enderson terá a volta dos meias Hugo e Renan Oliveira à equipe, nos lugares de Ramon e Roni.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X GOIÁS

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 1º de dezembro de 2013, domingo
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP)

GRÊMIO: Dida; Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro e Zé Roberto; Kleber, Barcos e Vargas
Técnico: Renato Gaúcho

GOIÁS: Renan; Vítor, Valmir Lucas, Ernando e William Matheus; Amaral, Thiago Mendes, Eduardo Sasha, Renan Oliveira e Hugo; Walter
Técnico: Enderson Moreira

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.