Tamanho do texto

Seis times têm chances de cair, mas cariocas terminam rodada na zona de rebaixamento e só um deles jogará a Série A em 2014. Os dois não podem se salvar juntos

Vasco e Fluminense lutam para não cair. Um ou outro (ou os dois) jogarão a Série B em 2014
Ricardo Ayres/Photocamera
Vasco e Fluminense lutam para não cair. Um ou outro (ou os dois) jogarão a Série B em 2014

A 37ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2013 acabou com uma certeza: pelo menos um grande clube carioca jogará a Série B de 2014. Ou dois. Fluminense e Vasco terminaram a penúltima rodada dentro da zona de rebaixamento e qualquer combinação de resultados na 38ª e última data do Brasileirão implicará na queda de um dos dois cariocas. Além de Fluminense e Vasco, quatro times podem cair: Coritiba, Criciúma, Portuguesa e Internacional. Mas as chances dos dois últimos são remotas.

Veja a classificação, tabela de jogos, notícias e artilharia do Campeonato Brasileiro

O Fluminense viu todos seus rivais diretos contra o rebaixamento vencerem na 37ª rodada. Diferente dele, que ficou no empate com o Atlético-MG no sábado. O Coritiba venceu o Botafogo, o Criciúma bateu o São Paulo e a Portuguesa passou pela Portuguesa. O Bahia, adversário do Flu na última rodada, em Salvador, venceu o Cruzeiro e não pode mais ser rebaixado. 

Para não cair, o campeão brasileiro de 2012 depende de uma vitória sobre o Bahia e necessariamente tropeços de Vasco e Coritiba. O Flu tem 43 pontos e com 46 não pode mais ultrapassar nem Criciúma, Inter e Portuguesa.

O Vasco tem 44 pontos e na última rodada vai a Joinville para enfrentar o Atlético Paranaense. Para não cair precisará vencer e torcer contra Criciúma, Coritiba ou Inter. A Portuguesa, que venceu a Ponte no domingo , só cairá se todos esses vencerem e o Vasco tirar um saldo de 11 gols.

O Coritiba visita o São Paulo no Morumbi e se vencer se salva. Mesmo caso do Criciúma contra o Botafogo, no Rio, e do Inter, contra a Ponte Preta, em Caxias do Sul. O Internacional só será rebaixado se perder para a Ponte e Vasco, Coritiba e Criciúma vencerem seus jogos. 

Duas vagas no G4 seguem indefinidas

Assim como na parte de baixo da tabela, a parte de cima também chega movimentada à reta final do Brasileirão, apesar do título antecipado do Cruzeiro. Na 37ª rodada, apenas o Grêmio garantiu de forma antecipada sua classificação para a Libertadores, ao vencer o Goiás por 1 a 0. Assim, duas vagas no G4 seguem em aberto e são disputadas por quatro equipes.

O Atlético-PR perdeu a chance de também confirmar a vaga neste domingo ao ser derrotado pelo Santos, mas segue dependendo apenas de si mesmo para garantir o terceiro lugar e a vaga. Na última rodada, o time paranaense enfrenta o Vasco. Atual quarto colocado, o Goiás também depende apenas de si. O time enfrenta o Santos no próximo fim de seman.

Já Botafogo e Vitória, 5º e 6º colocados, respectivamente, precisam vencer seus jogos contra Criciúma e Atlético-MG respectivamente e torcer por tropeços dos rivais. Além disso, o G4 ainda corre o risco de virar G3 caso a Copa Sul-Americana seja vencida pela Ponte Preta. Nesse caso, apenas mais um time se classificará para a Libertadores por meio do Brasileirão.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.