Tamanho do texto

Resultado deixou paranaenses dependendo apenas das próprias forças para não serem rebaixados à Série B em 2014

O Coritiba conseguiu uma excelente vitória na tarde deste domingo no Couto Pereira e segue dependendo das próprias forças para se manter na série A do Campeonato Brasileiro em 2014. Com um 2 a 1 sobre o Botafogo, os paranaenses se mantiveram fora da zona do rebaixamento, na décima sexta colocação, com 45 pontos. Deivid e Alex marcaram para o Coxa, com Bruno Mendes descontando para o Botafogo.

Confira classificação, tabela de jogos e artilharia do Campeonato Brasileiro

Os cariocas, por sua vez ficam em situação difícil para terminar o Campeonato no G-4 - em quinto lugar com 58 pontos - eles dependem dos resultados dos concorrentes Atlético-PR, Grêmio e Goiás. Na última rodada do Brasileirão, o Botafogo recebe o ameaçado Criciúma às 17h (de Brasília) de domingo. Já o Coritiba tenta escapar de vez da degola visitando o São Paulo no Novelli Júnior, em Itu.

Deivid se aproveitou de frango de Jefferson para abrir placar no Couto Pereira
JOKA MADRUGA/FUTURA PRESS
Deivid se aproveitou de frango de Jefferson para abrir placar no Couto Pereira

O jogo

O primeiro tempo no Couto Pereira foi de muita marcação e poucas jogadas de perigo. O Botafogo jogou fechado e tentando se aproveitar do desespero do Coritiba na luta contra o rebaixamento, para tentar surpreender usando os contra-ataques em velocidade. A equipe paranaense procurou manter a iniciativa do duelo, mas era obrigada a trocar muitos passes no meio campo para tentar achar espaço para poenetrar na defesa alvinegra.

Os cariocas começaram surpreendendo logo no início, quando Gilberto recebeu livre na ponta direita e arriscou o chute. Após desvio na zaga, o goleiro Vanderlei salvou os paranaenses com boa defesa, aos 2 minutos.

O Botafogo voltou a assustar a torcida paranaense aos 26. Seedorf invadiu a área e chutou rasteiro rente ao poste.

O Coritiba respondeu no minuto seguinte, e desta vez foi Jefferson que salvou o chute cruzado de Carlinhos, de dentro da área.

O Coxa começou a achar mais espaço no final da etapa, e contou com uma falha de Jefferson para abrir o placar, aos 38. Alex cobrou falta na área, a defesa tentou a linha de impedimento, mas Deivid apareceu para tocar por entre as pernas de Jefferson.

O goleiro do Bota e da Seleção Brasileira teve a chance de se redimir aos 43, e evitou o segundo quando defendeu chute de Alex, que vinha de frente para o gol.

O Botafogo volta para o segundo tempo com Lodeiro na vaga de Hyuri e disposição renovada para buscar o empate. Aos 7, Julio Cesar arrisca o chute cruzado de fora da área. A bola passa na frente de Vanderlei e sai pela linha de fundo.

Aos 16, nova estocada do Bota, desta vez com Gabriel, que passou pela marcação, invadiu a área e obrigou Vanderlei a fazer grande defesa.

Apesar do maior volume de jogo dos cariocas, foi o Coritiba que mexeu novamente no placar. Aos 23, Deivid rolou para Alex da linha de fundo e o meia não vacilou, encheu o pé e estufou as redes para marcar o segundo.

O Bota partiu para o ataque. Aos 32, Julio Cesar arriscou de fora da área, Vanderlei deu rebote, mas Gabriel estava impedido e o árbitro assinala a irregularidade.

Aos 38, porém, Bruno Mendes, que havia entrado na vaga de Elias, descontou para os cariocas. O lateral Julio Cesar fez cruzou rasteiro da esquerda, a zaga falhou e o atacante só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes.

A pressão do Bota continuou até o fim , mas ao se mandar para o ataque, foi o Coritiba que esteve mais perto de ampliar.

Aos 49, Carlinhos cruzou na medida para Julio Cesar cabecear livre e obrigar Jefferson a fazer grande defesa.

FICHA TÉCNICA -  CORITIBA-PR 2 X 1 BOTAFOGO-RJ

Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 1 de dezembro de 2013 (Domingo)
Horário: 17h(de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Janette Mara Arcanjo (Fifa-MG) e Pablo Almeida da Costa (MG)
Cartões amarelos: Gabriel, Marcelo Mattos (Bota); Victor Ferraz, Deivid (Coxa)
Gols: CORITIBA: Deivid, aos 38min do 1º tempo, Alex, aos 23min do 2º tempo
BOTAFOGO: Bruno Mendes, aos 38min do 2º tempo

CORITIBA: Vanderlei; Luccas Claro e Chico; Victor Ferraz, Willian, Júnior Urso, Gil (Germano) e Diogo Goiano; Alex (Lincoln), Carlinhos e Deivid (Julio Cesar)
Técnico: Tcheco

BOTAFOGO: Jéfferson, Gilberto, Dória, Bolívar e Julio Cesar; Marcelo Mattos (Henrique), Gabriel, Seedorf, Hyuri (Lodeiro) e Rafael Marques; Elias (Bruno Mendes)
Técnico: Oswaldo de Oliveira

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.