Tamanho do texto

Na 37ª rodada, Atlético-PR e Grêmio têm chance de assegurar lugar no torneio continental de 2014, enquanto Ponte Preta, Vasco e Coritiba podem ser condenados

O Campeonato Brasileiro termina no dia 8 de dezembro, mas o futuro de uma equipe será decidido somente no dia 11, quando acontece a final da Copa Sul-Americana. Se for campeã, a Ponte Preta vai à Libertadores e tira a vaga do quarto colocado do Brasileirão. Essa quarta posição, aliás, é a única que não pode ser definida já neste final de semana.

Confira classificação, tabela de jogos, artilharia e notícias do Campeonato Brasileiro

A penúltima rodada pode antecipar a definição das duas equipes classificadas para a Libertadores de 2014 ao lado do campeão Cruzeiro. Também podem ser conhecidos neste final de semana, com uma rodada de antecedência, os três times rebaixados para a Série B ao lado lanterna do Náutico, que já está condenado.

Deixe seu recado e comente esta notícia com outros leitores

Grêmio x Atlético-PR: ambos podem se garantir na Libertadores neste final de semana
Edu Andrade/Fatopress/Gazeta Press
Grêmio x Atlético-PR: ambos podem se garantir na Libertadores neste final de semana

Veja quem pode definir sua situação no final de semana e entenda a matemática.

VAGAS NA LIBERTADORES

Somente Atlético-PR e Grêmio podem se classificar já neste final de semana. Ainda que isso aconteça, o vice-campeão, que vai direto para a fase de grupos, será conhecido somente na 38ª rodada. Goiás, Botafogo e Vitória também têm chance de ir à Libertadores, mas somente após os jogos da última rodada, no dia 8 de dezembro.

Atlético-PR
Precisa vencer o Santos fora de casa e torcer para que Goiás e Botafogo não vençam seus jogos.

Grêmio
Precisa vencer o Goiás em Porto Alegre e torcer para o Botafogo não vencer o Coritiba.

REBAIXAMENTO PARA A SÉRIE B

Coritiba, Vasco e Ponte Preta podem ser rebaixados já neste final de semana. Internacional, Bahia, Portuguesa, Criciúma e Fluminense seguem ameaçados, mas estão garantidos na Série A ao menos até a rodada final.

Ponte Preta
Estará matematicamente rebaixada se não vencer o Internacional fora de casa. Qualquer um desses três resultados também derruba a Ponte, mesmo em caso de vitória sobre o Inter: empate de Fluminense ou Coritiba ou vitória do Vasco.

Vasco
Se perder, estará rebaixado com uma combinação de três resultados: vitórias de Fluminense ou Coritiba, empates de Criciúma ou Portuguesa. Um empate rebaixa o Vasco se vier acompanhado de outros quatro resultados: vitórias de Fluminense e Criciúma e empates de Portuguesa e Bahia.

Coritiba
Se perder, depende de uma combinação de outros três resultados para ser rebaixado já neste final de semana: vitórias de Fluminense, Criciúma e Portuguesa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.