Tamanho do texto

Jogando em Campinas, time de Jorginho sai na frente, mas não segura resultado e vê ida à Série B praticamente concretizada

Ponte Preta e Grêmio duelaram em Campinas
Tiago Navas/ Agif/Gazeta Press
Ponte Preta e Grêmio duelaram em Campinas

A Ponte Preta ficou mais perto da segunda divisão neste domingo. O time de Campinas recebeu a visita do Grêmio no estádio Moisés Lucarelli e saiu na frente, mas não conseguiu segurar o resultado. No fim das contas, saiu de campo com o empate em 1 a 1 que não ajuda na briga contra o rebaixamento.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

A Ponte Preta inaugurou o marcador aos 15 minutos da primeira etapa, com Adaílton. Aos nove do segundo tempo, o chileno Vargas empatou. Assim, os comandados de Jorginho seguem na vice-lanterna com 36 pontos, seis atrás do Fluminense, que é o primeiro clube fora da zona de rebaixamento. Já o Grêmio atinge os 60 pontos e deixa a vice-liderança para o Atlético-PR.

Confira classificação, tabela de jogos, artilharia e notícias do Campeonato Brasileiro

Na próxima rodada, ambas equipes entram em campo no domingo: às 17 horas (de Brasília), a Ponte Preta recebe a Portuguesa, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Por sua vez, às 19h30, o Grêmio tem pela frente o Goiás, em Porto Alegre.

Veja fotos dos jogos desta rodada do Campeonato Brasileiro

O jogo

Nos primeiros instantes, o Grêmio adiantou a marcação e dificultou a saída de bola da Ponte Preta, que errava muitos passes. Jogando no erro da Macaca, o Tricolor criou sua primeira chance de gol, aos 14 minutos: após receber na ponta esquerda, o lateral Alex Telles invadiu a área e cruzou para trás, procurando Kleber. O atacante finalizou de primeira e exigiu grande intervenção de Édson Bastos, substituto de Roberto, que espalmou para escanteio.

Porém, no minuto seguinte, em contragolpe rápido, a Ponte Preta inaugurou o marcador em solo campineiro: Adaílton arrancou pela ponta esquerda, invadiu a área e finalizou cruzado, para vencer o experiente goleiro Dida.

Mesmo com o placar em favor dos mandantes, a partida continuou a ser disputada de maneira franca: aos 21 minutos, Adaílton recebeu na área, limpou a marcação e cruzou para Adrianinho. O camisa 10 cabeceou, mas a bola não atingiu velocidade e facilitou a defesa de Dida. Quatro minutos mais tarde, aproveitando bola espirrada pela defesa ponte-pretana, o chileno Vargas finalizou de primeira e carimbou a trave esquerda de Édson Bastos.

No final da primeira etapa, o Grêmio dominou a Ponte Preta e criou boas chances de empate: aos 39, Barcos invadiu a área pelo setor esquerdo, mas finalizou para fora, à direita da trave. Dois minutos mais tarde, novamente o capitão tricolor avançou pelo setor, cortou Diego Sacoman e cruzou para trás. Porém, nenhum gremista estava na área em condições de finalizar.

Logo aos nove minutos da etapa complementar, os comandados de Renato Gaúcho conseguiram o gol de empate: após receber cruzamento de Zé Roberto na área, Vargas tentou ajeitar de cabeça, mas viu a bola desviar em Uendel e tirar o goleiro Édson Bastos da jogada. Mesmo com o toque no defensor ponte-pretano, o tento foi creditado para o atacante chileno.

Necessitando do resultado, a Macaca se lançou ao ataque, mas não conseguia superar a forte marcação implementada pelos visitantes. Além do mais, os espaços deixados em seu setor defensivo foram aproveitados pelo Grêmio, que desperdiçou a chance da virada aos 31: após cruzamento de Bressan, Barcos fez o pivô e rolou para Maxi Rodríguez, mas o meia finalizou fraco, facilitando a defesa de Édson Bastos. A chance mais clara de desempate da Ponte Preta veio aos 37 minutos: após cruzamento da ponta esquerda, Artur desviou de cabeça e viu Rafael Ratão, embaixo da trave, testar por cima da meta de Dida.

Aos 48 minutos, no último lance da partida, o goleiro Édson Bastos praticou uma defesa milagrosa, em cabeçada do zagueiro Bressan, e foi responsável por evitar o gol que rebaixaria a equipe campineira nesta rodada. Após a precisa intervenção, o árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva encerrou o embate.

FICHA TÉCNICA -  PONTE PRETA 1X1 GRÊMIO
Local:
Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data: 24 de novembro de 2013, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Lúcio Ipojucan da Silva de Mattos (PA) e Hélcio Araújo Neves (PA)
Cartões amarelos: Baraka e Adaílton (Ponte Preta); Bressan (Grêmio).

Gols
Ponte Preta: Adaílton, aos 15 do 1T
Grêmio: Vargas, aos 9 do 2T

PONTE PRETA: Édson Bastos; Artur, Ferron, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Alef (Rafael Ratão), Fellipe Bastos e Adrianinho (Elias); Adaílton e William (Chiquinho)
Técnico: Jorginho

GRÊMIO: Dida; Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro e Zé Roberto (Elano); Vargas, Kleber (Maxi Rodríguez) e Barcos (Yuri Mamute).
Técnico: Renato Gaúcho

*Com Gazeta

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.