Tamanho do texto

País muçulmano tem regras rígidas e embaixada brasileira faz alerta para torcedores que viajarão para acompanhar o Mundial de Clubes da Fifa

Marrakech é a cidade mais famosa e badalada do Marrocos. Atlético-MG jogará duas vezes na cidade
Leonardo Iglesias/Divulgação
Marrakech é a cidade mais famosa e badalada do Marrocos. Atlético-MG jogará duas vezes na cidade

A embaixada brasileira em Rabat, capital do Marrocos, publicou um guia para os torcedores atleticanos que pretendem visitar o país para assistir aos jogos do Mundial de Clubes em dezembro. O Atlético-MG jogará duas partidas em Marrakech, principal cidade turística do país, e o Itamaraty orienta os torcedores a respeitar algumas regras típicas em países muçulmanos. 

Deixe seu comentário para esta notícia

No guia há uma recomendação especial às mulheres. "As mulheres, em particular, devem usar roupas discretas", diz o comunicado publicado na página da embaixada na internet. Outra recomendação diz respeito ao consumo de bebidas alcóolicas e outras drogas. "Evite o consumo e o porte de bebidas alcóolicas na rua. O tráfico de drogas é monitorado pelas autoridades e as violações, severamente punidas. O mesmo vale para o porte e o consumo de drogas". 

Leia também: Excesso de lesões preocupa Atlético-MG para o Mundial de Clubes

No comunicado há também a orientação para que os torcedores evitem fazer críticas públicas ao rei Mohammed VI, chefe de governo no país desde 1999.

"Abstenha-se de comentários passíveis de serem interpretados como crítica ao Rei, à família real ou aos costumes religiosos do Marrocos. Demonstre respeito aos lugares de culto muçulmano, aos quais é proibida a entrada de não-muçulmanos. Apenas os pontos turísticos podem ser visitados. A Mesquita Hassan II, em Casablanca, é a única mesquita aberta à visitação pública", diz a nota.

Outra recomendação diz respeito às manifestações públicas de afeto. Beijos entre homens e mulheres devem ser evitados. O homossexualismo é crime no Marrocos e pode render até três anos de prisão. Veja o guia completo feito pela embaixada em Rabat

O Atlético-MG estreia no Mundial no dia 18 de dezembro. Vai enfrentar o vencedor de Monterrey (MEX) ou quem passar de Raja Casablanca e Auckland City, que jogam para enfrentar os mexicanos nas quartas de final. Se for para a final ou se disputar o terceiro lugar o Atlético-MG jogará no dia 21. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.