Tamanho do texto

No Rio, Vasco e Flu seguem com chance de rebaixamento e Botafogo está em situação delicada na luta pela Libertadores. Entre os paulistas, Santos, Corinthians e São Paulo estão fora da briga pelo G4, Ponte ruma para a Série B e Portuguesa não pode vacilar

Corinthians 0 x 0 Vasco: ruim para os dois times
Djalma Vassão/Gazeta Press
Corinthians 0 x 0 Vasco: ruim para os dois times

Em nenhum momento neste Brasileirão os clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo mostraram força. Com exceção do Botafogo, que figurou no G4 em mais da metade do torneio, a expectativa sempre foi a pior possível. Houve uma tentativa de reação nas últimas rodadas, com Santos, Corinthians, São Paulo e Flamengo ainda na luta pelo G4. Após a 35ª rodada, porém, essa esperança se esvaiu, e mesmo o Botafogo não está em condição de comemorar.

Veja classificação, tabela de jogos, artilharia e notícias do Campeonato Brasileiro

Na parte inferior da tabela, paulistas e cariocas vivem dramas semelhantes, embora em graus diferentes. A Ponte Preta está praticamente condenada à Série B, enquanto o Vasco está em situação desesperadora, com chance enorme de cair e jogos complicados pela frente. A Portuguesa e o Fluminense, embora mais confortáveis, não estão livres da ameaça.

A luta pelas vagas na Libertadores hoje não tem mais Santos, Corinthians, Flamengo e São Paulo, ao menos através do Brasileirão. Rubro-negros e tricolores ainda podem sonhar através da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, respectivamente. Já os corintianos, campeões continentais no ano passado, estão definitivamente fora da disputa em 2014, bem como os antes esperançosos santistas.

É verdade que o G4 pode virar G5, o que acontecerá se o Atlético-PR, hoje em terceiro no Brasileirão, chegar à Libertadores via Copa do Brasil. Nesse caso, o único beneficiado de Rio e SP seria o Botafogo, atualmente em quinto lugar. Por outro lado, São Paulo roubará uma dessas vagas se for campeão da Sul-Americana. Aí, outra vez, quem terá sua situação influenciada será o Botafogo, agora para pior.

Veja os jogadores que podem trocar de clube para 2014:

Confira abaixo as chances de cada time atingir sua meta e quem são seus próximos adversários:

LIBERTADORES

Grêmio (60 pontos)
Chance: 89%*
Próximos jogos: Ponte Preta (fora), Goiás (casa), Portuguesa (f)
Análise: A tabela é boa para o Grêmio. A Ponte, praticamente condenada e ainda focada na Sul-Americana, é um ótimo adversário para se enfrentar no momento. O Goiás é um rival direto, e o fato de jogar em casa pesa a favor do Grêmio. Na rodada final, a Portuguesa pode tanto estar livre da degola quando forçada a vencer para sobreviver. Mas aí os gremistas já podem ter assegurado a vaga.

Atlético-PR (58 pontos)
Chance: 81%
Próximos jogos: Náutico (c), Santos (f), Vasco (c)
Análise: A tabela é muito favorável, e o time ainda tem chance dupla, pois joga a final da Copa do Brasil. O Náutico é o pior time do campeonato e já está rebaixado. O Santos é um time sem ambições, embora jogue em casa. Na última rodada, o Vasco pode entrar em campo já rebaixado e sem nenhum ânimo, mas também pode jogar sua sobrevivência.

Goiás (59 pontos)
Chance: 75%
Próximos jogos: Atlético-MG (f), Grêmio (f), Santos (c)
Análise: A tabela é boa para o Goiás. O Atlético-MG, apesar do discurso de que faz testes para o Mundial, não quer nada com nada no Brasileirão. Idem para o Santos, com a vantagem de o Goiás decidir em casa. Mas o futuro será jogado na penúltima rodada, num duelo de vida ou morte com o Grêmio, em Porto Alegre.

Botafogo (57 pontos)
Chance: 47%
Próximos jogos: São Paulo (f), Coritiba (f), Criciúma (c)
Análise: A tabela do Botafogo não é tão generosa. Sem chance de chegar ao G4 e focado na Sul-Americana, o São Paulo é um bom time para se enfrentar no momento. Coritiba e Criciúma, ao contrário, precisam de vitórias para escapar da degola e devem jogar a vida nas rodadas finais. A não ser que os catarinenses cheguem à rodada final salvos, o que facilitaria a vida do Botafogo.

Vitória (54 pontos)
Chance: 8%
Próximos jogos: Criciúma (f), Flamengo (c), Atlético-MG (f)
Análise: A tabela é boa para o Vitória, mas a diferença de pontos em relação ao Goiás, último time do G4, é grande demais. O Criciúma está embalado e precisa vencer para escapar da degola, o que torna o jogo complicado. Já Flamengo e Atlético-MG tem preocupações maiores e deixam o Brasileirão em segundo plano.

REBAIXAMENTO

Ponte Preta (35 pontos)
Chance: 98%
Próximos jogos: Grêmio (c), Portuguesa (c), Inter (f)
Análise: A tabela é complicada, e o rebaixamento pode se confirmar na próxima rodada. O Grêmio precisa vencer para chegar à Libertadores e tem o Brasileirão como única esperança. A Portuguesa é rival direto na luta contra a degola e vive momento melhor. O Inter não tem mais ambição, mas quer vencer para amenizar a má campanha. E a Copa Sul-Americana ainda é uma distração perigosa.

Vasco   (38 pontos)
Chance: 88%
Próximos jogos: Cruzeiro (c), Náutico (c), Atlético-PR (f)
Análise: A tabela é uma incógnita, pode ser favorável ou assustadora. O Cruzeiro está em êxtase, fazendo testes para 2014 e plenamente satisfeito com o que já conquistou. Mas é o campeão e impõe respeito. O Náutico é um time fraco e não põe medo em ninguém. A vitória aqui é obrigação. O Atlético-PR pode chegar à última rodada já na Libertadores ou obrigado a vencer.

Coritiba   (41 pontos)
Chance: 49%
Próximos jogos: Internacional (f), Botafogo (c), São Paulo (f)
Análise: A tabela é favorável. O Inter não tem mais ambição no campeonato e é um time instável, mas obriga-se a vencer para salvar a honra. O Botafogo é candidato à Libertadores e também precisa dos três pontos, mas o jogo será em Curitiba. O São Paulo não tem mais chance de G4 e ainda está focado na Sul-Americana.

Bahia   (42 pontos)
Chance: 24%
Próximos jogos: Portuguesa (c), Cruzeiro (f), Fluminense (c)
Análise: A tabela é perigosa. A Portuguesa ainda luta para escapar da degola e precisa vencer, mas o Bahia tem a vantagem de jogar em casa. O Cruzeiro, já campeão, pode afrouxar o cadarço, mas é o melhor time do campeonato. E o Fluminense, hoje desesperado por vitórias, pode chegar à rodada final salvo, sem falar que o jogo é em Salvador.

Fluminense   (42 pontos)
Chance: 22%
Próximos jogos: Santos (f), Atlético-MG (c), Bahia (f)
Análise: A tabela é ótima para o Fluminense, que está embalado e na sequência enfrenta dois times já mortos no Brasileirão, Santos e Atlético-MG. Depois, o Flu fecha sua participação contra um rival direto na luta contra a degola, o que ao menos pode eliminar a necessidade de torcer por determinados resultados em outras partidas.

Criciúma   (42 pontos)
Chance: 13%
Próximos jogos: Vitória (c), São Paulo (c), Botafogo (f)
Análise: A tabela é perigosa, mas dois jogos serão em casa. O Vitória ainda luta pelo G4, embora a chance de conseguir isso seja pequena. O São Paulo está mais focado na semifinal da Sul-Americana. O Botafogo deve chegar à rodada final na luta por vaga na Libertadores, e até lá é bom o Criciúma já ter resolvido sua vida.

Portuguesa   (44 pontos)
Chance: 4%
Próximos jogos: Bahia (f), Ponte Preta (f), Grêmio (c)
Análise: A tabela é perigosa. O Bahia ainda luta para escapar da degola e deve lotar seu estádio. A Ponte Preta pode chegar à penúltima rodada já rebaixada, e ainda precisa dividir as atenções com a Copa Sul-Americana. O Grêmio pode chegar à rodada derradeira já garantido na Libertadores ou obrigado a vencer para atingir a meta.

*números do site Infobola

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.