Tamanho do texto

Pelo time espanhol, atacante brasileiro faz menos gols, mas já deu oito passes que resultaram em tentos dos companheiros

O começo da jornada de Neymar com a camisa do Barcelona tem sido bastante elogiado na Espanha. Nem tanto pelos gols marcados - foram apenas quatro nos 15 jogos que já disputou pelo clube da Catalunha -, mas sim pela visão de jogo e pelas assistências que o brasileiro vem realizando. Uma mudança de estilo em relação aos tempos de Santos que ajudou o brasileiro a se destacar num elenco cheio de astros.

E mais: Se ficar entre os três melhores do mundo, Neymar renderá R$ 6 milhões ao Santos

Na última sexta-feira, pelo Campeonato Espanhol, o Barcelona venceu o clássico diante do Espanyol por 1 a 0, gol do chileno Alexis Sanchez aproveitando passe milimétrico de Neymar. Foi a 7ª assistência do ex-santista na liga nacional em dez partidas pela competição, números que o colocam na liderança deste quesito entre todos os jogadores do torneio, à frente de Koke, do Atlético de Madri, com seis.

Contra o Real Madrid, Neymar fez um gol e deu passe para outro, anotado por Alexis Sanchez
Manu Fernandez/AP
Contra o Real Madrid, Neymar fez um gol e deu passe para outro, anotado por Alexis Sanchez

Pela Liga dos Campeões, logo na estreia contra o Celtic, o Barcelona fez 4 a 0 com um passe para gol de Neymar, em tento anotado pelo zagueiro Piqué. "Gosto tanto de fazer gols como de produzir para meus companheiros", disse o jogador brasileiro após um dos jogos que ajudou o time a vencer.

Barcelona lidera o Espanhol. Confira a classificação atualizada e os próximos jogos

O total de oito assistências e os quatro gols (três pelo Espanhol e um pela Supercopa da Espanha) vão na contramão do que Neymar fazia pelo Santos. No time da Vila Belmiro, o atleta sempre foi destaque pelos gols marcados e nem tanto pelas assistências.

No ano passado inteiro, por exemplo, contando Paulistão e Brasileirão, Neymar deu dez assistências, apenas duas a mais do que já fez em poucos jogos na Espanha. Já em 2011, contando o estadual, o Brasileiro, a Libertadores e o Mundial de Clubes, foram nove assistências de Neymar durante toda temporada pelo Santos.

Confira abaixo o total de assistências de Neymar antes de chegar ao Barcelona :

Ano Santos Seleção principal Seleção sub 20 Seleção olímpica Total
2013  1  7  -  -  8
2012  10  2  -  2  14
2011  9  -  2  -  11
2010  11  -  -  -  11
2009  -  -  -  -  -

*Futdados e ESPN

O número de gols anotados com a camisa do Santos comprova essa mudança de postura do atacante agora atuando pelo Barcelona. No time paulista foram 138 gols em 230 jogos, média de 0,6 gol por partida - ou seja, jogo sim, jogo não, Neymar balançava as redes. Na seleção brasileira os números são parecidos. Em 44 jogos pelo time principal, o atleta marcou 27 gols, média de 0,61 por partida.

Vídeo game, comida japonesa e poucas baladas. Veja a rotina de Neymar em Barcelona

Desde que chegou à Espanha, Neymar já fez 15 jogos oficiais pelo Barça, anotando quatro gols. Foram três pelo Campeonato Espanhol e um na Supercopa da Espanha. A média caiu consideravelmente para 0,25 gol por duelo. Mas os companheiros e a torcida do Barcelona não têm do que reclamar.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.