Tamanho do texto

No grupo dos atletas em fim de contrato estão os quatro cedidos pelo Grêmio na negociação que levou Hernán Barcos a Porto Alegre: Leandro, Vilson, Rondinelly e Léo Gago

O Palmeiras está na liderança isolada da Série B do Campeonato Brasileiro e precisa de poucas rodadas para garantir matematicamente o retorno à elite. Porém, mesmo com a campanha tranquila, o clube ainda não tem a garantia da permanência de boa parte de seu elenco para 2014.

Lateral Luis Felipe se reúne com Brunoro e prioriza renovação com o Palmeiras

O clube evita dar detalhes sobre o andamento das negociações para renovar contratos, mas 13 atletas do grupo profissional têm vínculo apenas até o fim deste ano. O alento para a diretoria alviverde é que o time paulista tem a prioridade na prorrogação de vários deles.

No grupo dos atletas em fim de contrato estão os quatro cedidos pelo Grêmio na negociação que levou Hernán Barcos a Porto Alegre: Leandro, Vilson, Rondinelly e Léo Gago. O atacante e o zagueiro são os que mais interessam ao clube paulista, pois são titulares da equipe de Gilson Kleina.

Leandro ainda não sabe se fica no Palmeiras
Wagner Carmo/Inovafoto/Gazeta Press
Leandro ainda não sabe se fica no Palmeiras

Se quiser ficar com Leandro, o Palmeiras precisa apenas entrar em acordo salarial com o jogador, já que pode renovar automaticamente o empréstimo, sem qualquer oposição do Grêmio. O time gaúcho até já se manifestou de forma positiva em relação à permanência. Vilson, por sua vez, é o único que não terá mais contrato com a agremiação de Porto Alegre em 2014 e iniciou conversas para firmar um novo acordo no alviverde.

Confira a tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro

Já Rondinelly foi pouquíssimo utilizado por Kleina e será devolvido, enquanto Léo Gago teve sua temporada prejudicada por uma lesão no joelho e vive uma incógnita. O Cruzeiro é outro clube que cedeu um pacote de jogadores ao Palestra Itália: Ananias, Marcelo Oliveira e Charles.

Nenhum dos três é titular absoluto, mas todos são utilizados com frequência por Kleina, inclusive na goleada por 4 a 0 sobre o Figueirense na rodada passada. Com opção de renovação automática do trio, o Palmeiras pode exercer seu direito para 2014.

O atleta do atual elenco com o maior número de partidas pelo clube também está em fim de contrato. Márcio Araújo, que está na equipe desde 2010, encerra seu vínculo em dezembro e ainda não foi renovado, apesar de ser sempre elogiado por Gilson Kleina. O problema é que o próprio treinador vive uma incerteza, pois também assinou apenas até dezembro.

Veja na galeria as imagens da campanha do Palmeiras na Série B:

A diretoria, então, não consulta o técnico sobre o que deve fazer com os atletas em fim de contrato e define sozinha as necessidades do clube para o ano do centenário. O presidente Paulo Nobre dá mostras de que já iniciou as conversas, inclusive tentando segurar o lateral direito Luis Felipe , que tem acordo até março de 2014, mas o mandatário ainda tenta se acostumar com as cifras do futebol.

"Fico assustado com todas as pedidas de salários que vejo no meio do futebol. São carreiras curtas e gira muito dinheiro", afirmou o dirigente, na terça-feira. A lista de atletas perto do fim de contrato inclui ainda o goleiro Bruno, que é formado nas categorias de base do Verdão e é o atleta do elenco profissional há mais tempo no clube.

O lateral esquerdo Fernandinho, o zagueiro André Luiz, o volante Wendel e o meia Ronny completam o grupo. Porém, a direção só deve começar a anunciar renovações depois que o acesso para a Série A estiver definido pelo time.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.