Tamanho do texto

Após goleada na última rodada, time carioca busca se aproveitar de crise do clube paranaense para se distanciar da zona de rebaixamento

Flamengo, de Hernane, vem de goleada sobre o Criciúma
Alexandre Vidal/Fla Imagem
Flamengo, de Hernane, vem de goleada sobre o Criciúma

Embalado pela goleada de 4 a 1 sobre o Criciúma no domingo passado, o Flamengo volta a campo nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), para visitar o Coritiba no Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro . O adversário do outro lado está em queda livre na tabela de classificação e contará com a estreia do técnico Péricles Chamusca, substituto de Marquinhos Santos.

Em 15º lugar do Brasileirão com 30 pontos, o Flamengo segue próximo da zona de rebaixamento, apesar da vitória na última rodada. O Coritiba, que começou o campeonato entre os líderes, tem apenas um ponto a mais e está sem vencer já há cinco jogos.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

"Infelizmente ainda estamos em uma situação nada confortável na tabela de classificação e precisamos afastar de vez o risco de rebaixamento", disse Jayme de Almeida, técnico do Flamengo. "Para isso é importante pegarmos uma grande sequência. Serve de alívio o fato de que estamos encontrando a melhor maneira de jogar e nos posicionar dentro de campo, como mostramos diante do Criciúma. Se repetirmos o desempenho daquela partida temos grandes chances de deixar o gramado mais uma vez com os três pontos, mesmo sabendo que o Coritiba vai nos dar ainda mais trabalho."

Confira classificação, tabela de jogos, artilharia e notícias do Campeonato Brasileiro

Os jogadores do Flamengo estão fechados com o treinador sobre a necessidade de uma vitória neste confronto. Sendo assim, o duelo contra o Coritiba está sendo tratado como chave para a sequência no Campeonato Brasileiro.

"Para nós trata-se de um jogo muito importante, estratégico, pois ganhando vamos emplacar a segunda vitória consecutiva e, se a rodada ajudar, nos distanciaremos ainda mais da parte de baixo da tabela de classsificação. Ganhar como visitante é algo que pode acabar fazendo toda a diferença em uma competição marcada pelo equilíbrio, em que os clubes tentam sempre fazer prevalecer o próprio mando de campo. Estamos felizes após a goleada diante do Criciúma, mas sabemos que ganhar do Coritiba é fundamental", disse o lateral direito Leonardo Moura.

Em termos de escalação Jayme não poderá contar com o goleiro Felipe, que foi expulso diante do Criciúma e terá que cumprir suspensão. Paulo Victor, que entrou no decorrer do duelo, permanecerá no posto. O zagueiro Samir, que deixou a partida de domingo ainda no primeiro tempo com dores na região pubiana, foi vetado e Chicão permaneça ao lado de Wallace no setor.

Coritiba vem de derrota para o Náutico
Aldo Carneiro/Futura Press
Coritiba vem de derrota para o Náutico

Do outro lado, o Coritiba começa a preocupar. Por isso, a diretoria alviverde optou por um ‘choque’ no elenco, com a saída de Marquinhos Santos e a chegada de Péricles Chamusca. O novo comandante, entretanto, ainda não teve muito tempo para trabalhar e pouco deve mudar em relação a escalação montada pelo interino Marcelo Serrano, apostando, no entanto, em outra postura do grupo.

"A gente trabalha muito pouco porque não existe essa condição. É mais recuperação dos atletas. Não é o ideal para desenvolver a equipe. Estou chegando já tentando interagir o máximo possível nesse contexto para a gente tentar introduzir", afirmou o treinador que já sabe o que cobrar dos atletas em um primeiro momento. "Espírito de grupo e comprometimento. Queremos um trabalho assim. Que o grupo esteja envolvido e comprometido", completou.

No gol, Vanderlei, que cumpriu suspensão automática, está de volta no lugar de Vaná. A zaga também pode ter novidade, já que Luccas Claro foi liberado pelo departamento médico, treinou e está à disposição. O volante Germano, anunciado no último final de semana como reforço, pode ganhar um lugar no meio-campo, já que a proteção da zaga se tornou um problema com as lesões de William, Uelliton e Júnior Urso, este ultimo com grandes chances de retonar.

As más notícias, entretanto, voltam a desfalcar a equipe coxa-branca. A derrota para o lanterna Náutico, além de abalar o clima no Alto da Glória, ainda tirou três jogadores da partida. O meia Bottinelli, o volante Gil, com três cartões amarelos, e o lateral/zagueiro Escudero, expulso de campo, cumprem suspensão.

FICHA TÉCNICA -  CORITIBA X FLAMENGO
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 2 de outubro de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Cristhian Sorence (GO) e José Silveira (RS)

CORITIBA: Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Chico e Diogo (Ibérbia); Junior Urso, Germano, Robinho e Alex; Vitor Júnior e Bill
Técnico: Péricles Chamusca

FLAMENGO: Felipe; Leonardo Moura, Wallace, Chicão e João Paulo; Amaral, Elias, André Santos e Luiz Antonio; Paulinho e Hernane
Técnico: Jayme de Almeida

*Com Gazeta

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.