Tamanho do texto

Clubes terão pouco tempo de pré-temporada para ajudar datas da Copa do Mundo

José Maria Marin, presidente da CBF, manteve os erros das últimas temporadas
RENATO SILVESTRE/Gazeta Press
José Maria Marin, presidente da CBF, manteve os erros das últimas temporadas

A Diretoria de Competições da CBF divulgou nesta sexta-feira o calendário de 2014 do futebol brasileiro e espremeu ainda mais as datas para adequar as datas à Copa do Mundo. Por mais um ano a tabela do Brasileirão não vai respeitar as datas oficiais da Fifa (antes e depois do Mundial) e, pior, dará pouco tempo para os clubes se prepararem no início da temporada. 

Deixe seu comentário para esta notícia

Alguns dos principais estaduais, como o Carioca e o Paulista, começam a ter jogos no dia 12 de janeiro, mesma data de início da Copa do Nordeste. O Brasileirão de 2013 termina em 8 de dezembro e os clubes de primeira divisão terão 33 dias para dar férias aos jogadores e realizarem uma pré-temporada. A CBF justifica que por 45 dias entre junho e julho os clubes poderão dar novo descanso aos jogadores por conta do recesso da Copa. 

Veja o cronograma do futebol brasileiro em 2014 divulgado pela CBF

O Campeonato Brasileiro da Série A está marcado para iniciar no dia 20 de abril. Um dia antes começa a Série B. No dia 27, uma semana depois, começa a Série C. A Série A vai até o dia 1 de junho. Já a Série B, a última a parar, vai até o dia 4 do mesmo mês. A bola volta a rolar após a Copa no dia 15 de julho, com o reinício da Série B, apenas dois dias depois da final da Copa. A Série A volta no dia 16 para atender os interesses da TV Globo.