Tamanho do texto

Há dez anos, time mineiro se isolou na ponta após vencer o Santos no Mineirão e não saiu mais de lá. Botafogo tem Corinthians de 2011 como motivação

Cruzeiro: campeão brasileiro em 2003 teve 13 pontos a mais do que o Santos
Arquivo iG
Cruzeiro: campeão brasileiro em 2003 teve 13 pontos a mais do que o Santos

Os dois melhores times do Brasileirão se enfrentam nesta quarta-feira. No Mineirão, o Cruzeiro , que aparece na ponta da tabela com 46 pontos, recebe a visita do Botafogo , que soma 42. Para aumentar ainda mais a diferença em relação aos cariocas, o clube mineiro busca repetir o que fez em 2003, quando disparou em direção do título após levar a melhor no duelo de líderes da competição no segundo turno.

Naquele campeonato, o Cruzeiro chegou à 30ª rodada dividindo a liderança com o Santos. Ambos tinham 58 pontos. Ao vencer no Mineirão por 3 a 0, se isolou na ponta e não saiu mais de lá. No fim das contas, acabou sendo campeão com 13 pontos de vantagem.

Quem vencerá o duelo de líderes no Mineirão nesta quarta? Comente

Outro duelo entre líderes do Brasileirão determinante para o desfecho da competição aconteceu em 2005. O empate em 1 a 1 no Pacaembu entre Corinthians e Internacional a duas rodadas do fim do campeonato manteve os paulistas três pontos à frente na classificação. Os gaúchos reclamam até hoje de um pênalti não marcado do goleiro Fábio Costa em cima do volante Tinga. Se a infração fosse assinalada e o gol tivesse saído, a equipe teria saído de São Paulo naquele dia com o mesmo número de pontos do rival, e a história poderia ter sido diferente.

Tinga se choca com Fábio Costa dentro da área durante duelo entre Internacional e Corinthians no Brasileirão de 2005
Djalma Vassão/Gazeta Press
Tinga se choca com Fábio Costa dentro da área durante duelo entre Internacional e Corinthians no Brasileirão de 2005

Vale lembrar que nem todos os confrontos entre times que terminaram o Brasileirão como campeão e vice tiveram caráter decisivo. Em 2008, por exemplo, São Paulo e Grêmio se encontraram pela última vez na primeira rodada do segundo turno. Naquela oportunidade, os gaúchos lideravam, mas os paulistas ainda estavam em quinto lugar, 11 pontos atrás.

No primeiro encontro entre as equipes neste Brasileirão, o Botafogo venceu por 2 a 1. Mas mesmo que não consiga dar o troco nesta quarta, o Cruzeiro tem a seu favor casos nos quais o time que acabou com o título não conseguiu triunfar no duelo de líderes. O mais recente deles é o do Fluminense, que foi campeão em 2012 sem conseguir bater o Atlético-MG. No primeiro turno, empatou sem gols no Rio de Janeiro. No segundo, foi derrotado na Arena Independência por 3 a 2.

Seja qual for o resultado, o Botafogo seguirá atrás do Cruzeiro na classificação. Os cariocas poderão buscar motivação em episódios nos quais a virada na corrida pelo título aconteceu depois do confronto direto entre os líderes. O último deles foi em 2011, ano em que o Corinthians se sagrou campeão pela quinta vez. No entanto, os comandados de Tite ainda estavam atrás do Vasco após o empate em 2 a 2 no segundo turno e levaram mais algumas rodadas para assumir a ponta.

Veja abaixo os confrontos entre campeão e vice nas edições por pontos corridos do Brasileirão:

ANO JOGO SITUAÇÃO DO CAMPEONATO
2003 Santos 0 x 2 Cruzeiro Cruzeiro foi campeão com 13 pontos de vantagem

Cruzeiro 3 x 0 Santos
2004 Atlético-PR 1 x 0 Santos Santos foi campeão com três pontos de vantagem

Santos 1 x 1 Atlético-PR
2005 Internacional 0 x 0 Corinthians Corinthians foi campeão com três pontos de vantagem

Corinthians 1 x 1 Internacional
2006 Internacional 3 x 1 São Paulo São Paulo foi campeão com nove pontos de vantagem

São Paulo 2 x 0 Internacional
2007 Santos 0 x 2 São Paulo São Paulo foi campeão com 15 pontos de vantagem

São Paulo 2 x 1 Santos
2008 São Paulo 0 x 1 Grêmio São Paulo foi campeão com três pontos de vantagem

Grêmio 1 x 0 São Paulo
2009 Flamengo 4 x 0 Internacional Flamengo foi campeão com dois pontos de vantagem

Internacional 0 x 0 Flamengo
2010 Fluminense 1 x 0 Cruzeiro Fluminense foi campeão com dois pontos de vantagem

Cruzeiro 1 x 0 Fluminense
2011 Corinthians 2 x 1 Vasco Corinthians foi campeão com dois pontos de vantagem

Vasco 2 x 2 Corinthians
2012 Fluminense 0 x 0 Atlético-MG Fluminense foi campeão com cinco pontos de vantagem

Atlético-MG 3 x 2 Fluminense