Tamanho do texto

Times se enfrentam na decisão da Supercopa da Europa e revivem a decisão da Liga dos Campeões de 2011/12, vencida pelos ingleses. Entre os técnicos, o espanhol tem vantagem

Guardiola e Mourinho vão se encontrar na final da Supercopa da Europa
AP
Guardiola e Mourinho vão se encontrar na final da Supercopa da Europa

Bayern de Munique e Chelsea duelam nesta sexta-feira, às 15h45 (de Brasília), na final da Supercopa da Europa, no estádio Eden, em Praga, na República Tcheca. E o duelo entre o atual campeão da Champions League, o time alemão, contra o último campeão da Liga Europa, a equipe inglesa, vai reviver uma das maiores rivalidades recentes entre treinadores: Pep Guardiola x José Mourinho.

Quem vence a Supercopa da Europa? Comente e opine na notícia

No confronto geral, os técnicos já estiveram frente a frente em 15 oportunidades, com vantagem para o espanhol, que venceu sete partidas - todas no comando do Barcelona. Já o comandante português saiu vitorioso apenas três vezes (uma pela Inter de Milão e duas pelo Real Madrid), com outros cinco empates registrados. São 26 gols a favor de Guardiola, contra 16 de Mourinho.

Confira todos os duelos entre Mourinho e Guardiola :

 Data  Resultado  Competição
 16/09/2009  Inter de Milão 0 x 0 Barcelona  Fase de grupos da Champions
 24/11/2009  Barcelona 2 x 0 Inter de Milão  Fase de grupos da Champions
 20/04/2010  Inter de Milão 3 x 1 Barcelona  Semifinal da Champions
 28/04/2010  Barcelona 1 x 0 Inter de Milão  Semifinal da Champions
 29/11/2010  Barcelona 5 x 0 Real Madrid  Campeonato Espanhol
 16/04/2011  Real Madrid 1 x 1 Barcelona  Campeonato Espanhol
 20/04/2011  Barcelona 0 x 1 Real Madrid  Final da Copa do Rei
 27/04/2011  Real Madrid 0 x 2 Barcelona  Semifinal da Champions
 03/05/2011  Barcelona 1 x 1 Real Madrid  Semifinal da Champions
 14/08/2011  Real Madrid 2 x 2 Barcelona  Supercopa da Espanha
 17/08/2011  Barcelona 3 x 2 Real Madrid  Supercopa da Espanha
 10/12/2011  Real Madrid 1 x 3 Barcelona  Campeonato Espanhol
 18/01/2012  Real Madrid 1 x 2 Barcelona  Quartas da Copa do Rei
 25/01/2012  Barcelona 2 x 2 Real Madrid  Quartas da Copa do Rei
 21/04/2012  Barcelona 1 x 2 Real Madrid  Campeonato Espanhol

.
Agora, os treinadores vão se encontrar em clubes diferentes e em situações distintas. Enquanto Mourinho retornou ao Chelsea com muita moral e bastante festejado pela torcida do time inglês, Guardiola chegou ao Bayern de Munique sob muitos olhares de desconfiança dos torcedores e imprensa, tendo que manter o nível ou até melhorar a equipe que conquistou a tríplice coroa na temporada passada.

Leia mais notícias e opiniões de futebol germânico no Blog do Alemão

Questionado sobre o reencontro com Mourinho depois de mais de um ano, Guardiola preferiu não polemizar e elogiou o rival. "É verdade que vamos nos enfrentar pela primeira vez depois de algum tempo. Nos conhecemos muito bem devido aos clássicos entre Barcelona e Real Madrid. É um profissional que respeito muito", comentou o treinador do Bayern.

Chelsea bateu o Bayern na final da Champions League de 2011/2012, dentro da Allianz Arena
AP
Chelsea bateu o Bayern na final da Champions League de 2011/2012, dentro da Allianz Arena

Clima de revanche
Além da rivalidade entre os dois comandantes, o jogo também marca o reencontro de Bayern e Chelsea após a final da Champions League 2011/2012, vencida pelo clube inglês dentro da Allianz Arena, casa do Bayern de Munique. Naquela ocasião, Drogba empatou o duelo nos minutos finais, Robben errou uma penalidade máxima na prorrogação e o Chelsea conquistou o inédito título nas cobranças de pênaltis.

E esse clima de revanche toma conta dos atletas alemães, como Thomas Müller, autor do gol do Bayern naquela final, deixou bem claro. "Nós ainda temos contas a acertar com o Chelsea, não esquecemos aquela final", disse o atacante ao site oficial do clube. "Nem sempre podemos chegar à final da Supercopa da Europa, por isso vamos tentar conquistar este título com forma de vingança", completou o jogador.

A decisão na República Tcheca
Pela 38ª vez na história, os campeões da Liga dos Campeões e da Liga Europa (sucessora da Copa da Uefa) se enfrentam para definir o campeão da Supercopa europeia. O título é disputado em jogo único desde 1998 e, de lá para cá, as partidas sempre aconteceram no estádio Louis II, em Mônaco. Neste ano, porém, a cidade de Praga, na República Tcheca, recebe o duelo.

Com o tornozelo machucado, o meia Bastian Schweinsteiger é dúvida no Bayern de Munique
AP
Com o tornozelo machucado, o meia Bastian Schweinsteiger é dúvida no Bayern de Munique

Guardiola tem um desfalque certo no Bayern de Munique para o duelo. O meia Thiago Alcântara passou por cirurgia no tornozelo e fica fora de ação por algumas semanas, enquanto Martinez ainda é dúvida por conta de uma lesão muscular. Outro que também pode ficar de fora é Schweinsteiger, que machucou o tornozelo em jogo pela Bundesliga. Já Mario Götze, recém-contratado do Borussia Dortmund, deve começar no banco de reservas.

Eto'o desembarca em Londres para assinar contrato com o Chelsea

Pelos lados do Chelsea, o técnico José Mourinho deverá colocar em campo o que tem de melhor, já contando com os reforços que chegaram recentemente, como o alemão Andre Schürrle e o belga Kevin de Bruyne entre os 11 iniciais. E o comandante português fez questão de alfinetar Guardiola antes do duelo.

"O Bayern de Jupp Heynckes era a melhor equipe da Europa. Eles agora têm um técnico novo e jogadores novos, já não tenho certeza de que são tão bons quanto eram na temporada passada", disparou José Mourinho.

FICHA TÉCNICA
BAYERN DE MUNIQUE X CHELSEA

Local : Estádio Eden, em Praga (TCH)
Data : 30 de agosto de 2013, sexta-feira
Horário : 15h45 (de Brasília)
Árbitro : Jonas Eriksson (SUE)
Assistentes : Mathias Klasenius (SUE) e Daniel Wärnmark (SUE)

BAYERN DE MUNIQUE : Neuer, Lahm, Boateng, Dante e Alaba; Kroos, Schweinsteiger (Kirchhoff), Ribéry, Robben e Müller; Mandzukic.  Técnico : Pep Guardiola

CHELSEA : Cech, Ivanovic, Terry, Cahill e Ashley Cole; Ramires, Lampard, Oscar, Kevin de Bruyne e Hazard; Schürrle.  Técnico : José Mourinho

    Leia tudo sobre: Bayern de Munique
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.